Em terra de ninguém, em um ambiente agressivo rodeado por tráfego e indústria pesada, junto a um bairro humilde e sobre um antigo lixão se situa o local de atuação. Conta com um desnível de quase quatro metros que se aproveitará para resguardar a edificação da poluição sonora da rodovia A-92, proporcionando também a devida proteção a pais e alunos durante as horas de entrada e saída ao centro, mantendo-os à devida distancia das ruas movimentadas que rodeiam o solar.
O projeto dessa escola pública se articula em torno da idéia de criar um lugar humanizado mediante uma paisagem artificial totalmente direcionada para o interior, protegido do entorno cheio de ruído, contaminação e abandono. Em seu interior a vida se desenvolve aos pátios habitáveis e galerias arcadas de circulação e alojamento para os estudantes, isolando, na medida do possível, as crianças do ambiente agressivo do entorno. Fundamental é a distribuição das principais utilizaçãoes. As salas de aulas são orientadas para as zonas tranquilas, às áreas verdes que limitam o local, e os usos comuns, com menos condicionantes acústicos e de privacidade para a fachada principal (por onde se faz o acesso).
Se trata essencialmente de três corpos lineares, que se identificam com cada um dos níveis educativos e com a zona de administração. Estes volumes se desenvolvem ao redor do pátio central que serve de área de brincadeiras para as crianças. O ginásio encerra o una parte superior servindo de proteção frente ao ruído e oferecendo proteção e privacidade ao pátio das crianças menores; é aqui onde o projeto resolve as diferenças de níveis, através de escadas e rampas.
A entrada principal do edifício, localizada no meio do nada, está sob um alpendre coberto, um “bosque artificial” de pilares que servem de referência para o local e onde as crianças e os pais podem se reunir antes da entrada na escola . A solução arquitetônica foge de ser pretenciosa e complicada, mas sim, se trata de dar uma imagem de arquiteura individualizada, que reflita seu caráter institucional. Busca por um ambiente confortável, alegre e limpo, que contribui não só facilitando a atividade docente, mas também o desenvolvimento nos alunos de hábitos de convívio e de bom relacionamento com o ambiente escolar.
Após esse filtro chegamos a um átrio iluminado por um pátio ajardinado que agrupa ao seu redor as salas de aula, a aéra administrativa e a biblioteca.
A atividade docente se concentra em dois eixos paralelos, que se juntam em um eixo transversal, a zona administrativa, isto é, de acesso ao centro. Os alunos se dividem segundo ciclos ao longo destes eixos, agrupando os de educação infantil na zona sudeste e os do primário na zona noroeste do edifício junto às salas de aula de uso multiplo. Todas as salas tem vistas para as zonas tranquilas e verdes.
O alpendre coberto abraça o grande pátio central e cumpre sua função de proteção contra condições climáticas adversas. Daqui tem-se acesso direto às salas de aula das crianças.
A sala das crianças no exterior, ao ar livre, se situa próxima a sala de aula. Ela foi projetada como espaço complementar onde se pode realizar atividades escolares ao ar livre e possui conexões diretas com a sala de aula. Foi levada em consideração a boa orientação para conseguir uma insolação adequada, evitando a todo momento a exposição norte.
Informação Complementar:
- Estruturas e Instalações: Idea & Dimensiona
- Arquiteto Técnico: Javier Perales
- Promotor: ISE Andalucía, Infraestructuras y Servicios Educativos, Consejería de Educación de la Junta de Andalucía
- Construtora: Díaz Cubero
- Custo edificação: 2.061.422 Euros