A República Federal da Alemanha recentemente escolheu o Laboratory for Visionary Architecture (LAVA) como os vencedores para o projeto da Sede do Green Climate Fund [GCF]em Bonn, Alemanha.
Com um desenho inspirado no belo cenário do vale do Reno, e com formar curvilíneas, poços de luz natural, telhados jardim e um grande terraço afundado para o restaurante. Os três níveis estruturais irão cumprir com os últimos padrões de energia e construção ecológica, frente às maiores demandas em termos de sustentabilidade (German Gold Certificate), ecologia e eficiência energética (Net Zero Energy). Mais imagens e descrição dos arquitetos após o intervalo.
O projeto do LAVA para a sede do GCF é “um projeto ecológico modelo” e demonstra o seu lema: “Green is the new black”. A visão para a proteção climática internacional será realizada no projeto do edifício em si, com soluções inovadoras como:
- Fachadas são articulas de acordo com a orientação do edifício;
- As superfícies integram diversos meios de produção de energia regenerativa;
- Meios fotovoltaicos e biorreatores demonstram a aplicação das tecnologias de ponta;
- O edifício responde ao local para maximizar a experiência de suas qualidades naturais.
“Ficamos honrados por ser convidados pelo governo alemão para apoiar a sua proposta para o GCF com a ideia de um prédio superavançado refletindo seus valores fundamentais”, disse o diretor do LAVA, Tobias Wallisser, o outro diretor, Alexander Rieck adicionou: “LAVA tem trabalhado numa colaboração muito próxima com as pesquisas e equipamentos avançados e especialistas de renome mundial, como Fraunhofer IAO, para gerar sistemas inteligentes, materiais e superfícies que respondam às influências externas como a pressão do ar, temperatura, umidade, radiação solar e poluição”.
“Desde que ganhamos o concurso internacional para projetar o centro da primeira cidade eco do mundo, Masdar, em 2009, nossos projetos focaram na combinação do trabalho digital, princípios da natureza e na fabricação digital de tecnologias de ponta com o objetivo de atingir MAIS COM MENOS: mais (arquitetura) com menos (materiais/energia/tempo/custo)”, adiciona Chris Bosse, também diretor do LAVA. Descrita como “arquitetura atraente” e “ambientalmente amigável com espaços funcionais que estimulam a produtividade no trabalho” o propósito da Sede para a GCF será de oferecer condições ideais de trabalho para cerca de 300 funcionários da instituição, num terreno de 13.000 m².
Escritórios com tecnologia de ponta, áreas de logísticas, controles de segurança e uma zona de recepção aos visitantes, um auditório, uma sala de conferências, uma cantina/cafeteria e um estacionamento para carros subterrâneos criam melhores condições de trabalho.
O edifício proposto possui excelente ligações com os transportes, está numa curta distância de vários ministérios federais, incluindo o Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear e do Ministério Federal para Cooperação Econômica e Desenvolvimento.
Cliente: Governo Federal da Alemanha
Status: Estudo de Viabilidade - 2012