A atmosfera que cerca o cinema é incitada pela luz única do ambiente, pelas lembranças de infância e pelo próprio espaço físico proposto pelos arquitetos, ressaltando sentimentos resgatados e a simbologia do local.
A história tectônica dos tijolos e a poderosa retórica do antigo matadouro são plano de fundo e figura nas cenas da história, na qual um plano de fundo contínuo unido à madeira pintada em cinza escuro define o novo programa desenvolvido, criando uma clara separação entre estória e História.
A área de arquivo de filmes é coberta por um grande entrelaçado permeável, no qual se pode andar por cima, além de conseguir o efeito de filtro de luz, trabalhando como uma luminária, moldada com grandes mangueiras. Na pequena sala de projeção a madeira ajuda a criar uma atmosfera escura, confirmando o olhar e a percepção como protagonistas do projeto.
Estrutura silenciosa:
Uma batalha construtiva e estrutural é travada para defender o silêncio e a história escondida do prédio industrial. Inserida nessas singulares paredes de tijolo e argamassa de cal, a intervenção resolveu o programa com uma estrutura horizontal feita com lajes de concreto reforçado, que trabalham com o tijolo existente e formam um conjunto de paredes verticais pesadas, distribuindo esforços através das generosas paredes de tecido.
As fundações dessas paredes foram reforçadas e levemente inclinadas com micropilares penetrando embaixo da projeção vertical das fundações de alvenaria.
Plano de fundo e entrelaçados:
Depois da resolução da estrutura, um tapete contínuo de pinho pintado de cinza, cobre os pisos e os tetos, definindo a nova arquitetura do espaço. Contra esse plano de fundo de madeira escura, quadros feitos de tubos de aço dobrados garantem a geometria e o tecido que forma uma malha feita de mangueiras de irrigação industrial.
Equipamentos:
Os espaços definidos pelas pré-existências, o plano de fundo escuro feito de madeira e os trançados de mangueira requeriam um silencio na introdução dos equipamentos.
As áreas sem ventilações, como os lobbies, escritórios e áreas de circulação são resolvidas com sistemas de aquecimento e refrigeração que passam por debaixo da terra.
A iluminação é deliberadamente posicionada pela não ordenação dos elementos, evitando a homogeneidade perversa e triste a qual somos empurrados por nossas regras. Uma sinfonia de aglomerado de lâmpadas dança nas paredes e tiras de tecido de LED iluminam os entrelaçados e o espaço dentro deles.