O escritório Grimshaw Architects foi selecionado para elaborar o plano diretor que prevê uma grande expansão dentro de Tirana – capital da Albânia através de uma sequencia de espaços públicos ao longo o bulevar compondo geometricamente com a marcação das quadras, representando com características diferentes cada uso dentro dos espaços de convivência criados.
O bulevar, datado dos anos 30, direciona o projeto, que propõe a criação de um parque linear de 7 km ao longo do rio, composto pelo o que existe hoje e três novos quilômetros, totalizando em 14km² de área de intervenção, o que corresponde a mais de um quarto da área da cidade.
O parque é estruturado através de características do rio Tirana; que possui uma ampla variação sazonal de fluxo de água. Para realizar o projeto, os arquitetos exploram a justaposição única de cultura e natureza no centro da cidade como elementos chave do design urbano, levando em conta o costume da população de realizar atividades ao ar livre.
Ainda que a área do plano completo leve muitos anos para se desenvolver, o prefeito de Tirana deseja construir o bulevar e suas áreas de estar o mais rápido o possível para agir como a espinha dorsal para o desenvolvimento emergente.