15:15 Raincatcher por YSGroundwork é o resultado de um concurso para o projeto contemporâneo de uma das tradições urbanas de Hong Kong mais antigas: o Hawker Stall – Dai Pai Dong. O Hawker Stall é uma cozinha, uma sala de jantar e uma sala de estar – um espaço para os passantes aproveitarem o espaço público, interagir com estranhos, e comer algum petisco em seu caminho para seu próximo destino.
Inicialmente exibido na Bienal de Arquitetura e Urbanismo 2009 Hong Kong Shezen Bi-City, YSGroundwork ganhou a oportunidade de realizar o seu projeto e provar a mudança na tradição vai adicionar vitalidade e inovação ao estilo de vida urbano de Hong Kong.
YSGroundwork tem o apoio e a colaboração do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Politécnica de Hong Kong. O objetivo é melhorar a arquitetura com as últimas tecnologias energéticas, e 15:15 Raincatcher é o resultado dessa colaboração. O estande inovador apresentando em um programa adicional para a tenda; o projeto formal – de um guarda-chuva invertido- foi concebido a fim de coletar e armazenar a água da chuva. Inspirado pelo clima das monções de Hong Kong e Shenzhen, o projeto foi escolhido para celebrar a chuva.
A água da chuva é coleta através de um rufo de PVC, e direcionado à coluna central, que cria uma estrutura de suporte. É então, filtrada e redirecionada a uma torneira, onde pode ser reusada para cozinhar e lavar. Nesse sentido, a chuva, que pode ser um fardo para a cidade, é usada para celebrar um aspecto cultural da vida da cidade, onde comida e compras podem ser desfrutadas.
A tenda é projetada para ser uma unidade que possa ser facilmente transportada – uma estrutura pop-up que pode ser também modulada, e assim serem criadas maiores áreas de alimentação, maiores coletores e maiores espaços públicos. A forma combina as condições dos limites do exterior e do interior. Com a cozinha sendo o núcleo central, o exterior é um espaço ao redor da área da cozinha, como nas tendas ambulantes tradicionais.
Nesse projeto, YSGroundwork desdobrou o retângulo, revelando o interior em secções para criar e permitir que o espaço interior também ocupe a rua com lugares que fogem da estrutura. E para se misturar na cidade, o interior é forrado com luzes de LED que brilham cores neon, e mudam durante o dia, misturando-se com a luminosa vida noturna de Hong Kong.