A casa começa com uma ideia para um pequeno empreendimento de casas para venda. Sem cliente, nem local de entrada; e tendo em mente o ditado popular que são “boas, bonitas e baratas”. São construídas com um máximo de três pessoas e possivelmente em lugares remotos, dentro de dois meses e meio. Deve ser dito, somos arquitetos-construtores.
Propusemos-nos a fazer um volume com o mínimo de elementos. No sistema construtivo, na base das medidas dos painéis SIP (Structural Insulated Panel) que se encontram no mercado. A secção da casa, é o painel de 1,22×2,44 m (parede) + o painel 1,22×4,88 m (cobertura). No jargão do autocad, fizemos um “mirror”. Dentro desta silhueta, na qual se resolve o programa.
Exteriormente é coberta integralmente com membrana asfáltica, solução monomaterial, igual ao sistema construtivo.
O espaço resultante não habitável, do encontro da cobertura inclinada (quase 45º) com a parede vertical é um vazio de 1,22m em toda a largura da casa: É de dupla altura na zona pública e nos dormitórios permite beliches em até três níveis.
Finalmente, desejamos reverter com a casa o incômodo processo de encargo – projeto – construção. Não esperamos a chamada de um cliente, nem buscamos um local, desenhamos a casa, antes, com a esperança de que cheguem.
- Custo Básico: 15Uf/mt2
- Materiais: Painéis SIP, Membrana Asfáltica, Janelas de Alumíno, Piso Pino insigne