A Casa de Chá Chapéu [Hat Tea House] é a terceira casa de chá que realizamos. É uma pequena casa para se reunir com uma xícara de chá, um paraíso minúsculo sob o teto aberto em um jardim encantador. O espaço mínimo de uma casa de chá é um grande desafio para nós para procurar um espaço intimista e agradável, que traz uma atmosfera única, com seu próprio segredo interno. O espaço interior da casa de chá dá uma perspectiva diferente do mundo exterior.
Esta é a menor das três casas de chá que já projetamos. O nome deriva do seu teto alto parecido com um grande chapéu no jardim. Seu espaço interior é para 2 convidados e um anfitrião com a dimensão de 1,8 x 1,8 m. O assento é pronto para os seus proprietários, de modo que os hóspedes podem desfrutar sentados no largo banco de madeira de larica.
Ela tem um teto expressivamente baixo, o layout quase quadrado se transforma para cima na forma redonda da clarabóia. A lareira foi concebida devido ao tamanho mínimo de espaço, como uma gaveta escondida sob o banco. A vista principal é orientada para o jardim pitoresco único, através do horizonte bizarro com gramíneas em aterros de resíduos de carvão na periferia de Ostrava. A visão pode ser ajustada com janelas de correr e persianas.
O material desempenha um papel importante ao se projetar uma casa de chá. Procuramos por materiais de envelhecimento natural, o que torna o espaço acolhedor e habitável. A estrutura de carvalho feito por um carpinteiro fica em pedras cinzentas escuras, que se harmonizam com o revestimento de lariço escuro e forro de madeira. A parede principal interna é revestida com madeira de carvalho. Toda a estrutura foi realizada no verão de 2010 pelo escultor Vojtěch Bilišič.
A grande inspiração para todas as nossas casas de chá foi o encontro pessoal com o arquiteto japonês Terunobu Fujimori e uma experiência com a sua própria casa de chá Takasugi-um em Nagano.
Como em nossas casas de chá anteriores tentamos encontrar a nossa própria interpretação do tema, que intencionalmente difere da tradição japonesa. Nós transferimos para uma situação local, utilizando materiais tradicionais e formas da Europa Central