A FINEP terá uma estrutura de 3,5 mil m2, planejada a partir de um design “verde”, na Rio+20. Localizado no Armazém 3 do Píer Mauá, o espaço abrigará a exposição Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Diversas empresas e instituições públicas e privadas estarão presentes. Todos os expositores apresentarão produtos, serviços e processos inovadores ligados ao tema que norteia o evento.
Os projetos expostos terão por foco a inovação consorciada com sustentabilidade. A Financiadora, que está apoiando a Rio+20 com R$ 3 milhões, quer liderar o apoio a iniciativas voltadas ao crescimento ambientalmente responsável.
Recentemente, foi assinado um acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que permitirá à FINEP organizar grandes eventos internacionais ligados à sustentabilidade. A ideia é que, a partir da experiência na Rio+ 20, a empresa esteja à frente de exposições internacionais nos mesmos moldes a cada dois anos.
No dia 15 de junho, a partir de 09h30, a FINEP realizará o Venture Forum Brasil Sustentável, no Rio de Janeiro, por ocasião da Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Bolsa do Rio. As inscrições podem ser efetuadas em www.evenka.com/vfbrasilsustentavel.
Durante o fórum, 12 empresas que combinam inovação e sustentabilidade apresentarão suas propostas de valor a potenciais investidores. Eles terão a oportunidade de interagir com o objetivo de realizar negócios, visando ao aporte de capital ou à formação de alianças estratégicas.
Desde 2000, a FINEP, por meio do INOVAR, já realizou 37 fóruns, tendo capacitado e apresentado cerca de 350 empresas. Aproximadamente 18% desses empreendimentos foram investidos após os fóruns.
O papel da FINEP nestes programas é o de selecionar as empresas com perfil para serem investidas, e orientá-las em seus planos de negócio para a apresentação aos gestores de fundos, investidores anjos, dentre outros.
Público-alvo
O evento tem por público-alvo investidores atuantes – como gestores de fundos, family offices e empresas que tenham iniciativas de corporate venturing –, e também companhias que tenham interesse em realizar alianças estratégicas com empresas inovadoras em tecnologias verdes.
O Venture Forum Brasil Sustentável é resultado da parceria da FINEP com a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&F BOVESPA), a Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com o apoio do BID/FUMIN.