Quinta da Extremadura / Ábaton Arquitectura

O objetivo deste projeto, localizado em um privilegiado entorno da província de Cáceres, era transformar um galpão abandonado em uma casa de família por meio da reabilitação integral, coerente e respeitosa com o ambiente.

© Belén Imaz

Este trabalho pretende mostrar-se como uma não intervenção no território e reconhece a pré-existência como uma sábia posição do ser humano na natureza. Depois de analisar as tipologias do ambiente, a orientação – sul – a posição da edificação – protegida pela Serra de Gredos – se reconhece nesta arquitetura rural uma peça muito mais inteligente do que a simples vista pode parecer. É por isso, e pela bela natureza onde está localizado, que a intervenção repete a volumetria e os materiais existentes.

© Belén Imaz
© Belén Imaz

Foi construído um grande espaço central para a sala e a cozinha, em torno da qual estão dispostas as várias partes destinadas aos quartos. Se trabalham materiais básicos: água, ferro, cimento e pedra existente; facilita-se o interior substituindo as paredes de sustentação de carga por leves pilares metálicos. No pátio, onde um chafariz é construído, naturalmente, brota a água de uma rocha contribuindo a refrescar a casa nos meses mais quentes.

© Belén Imaz

O espaço central se abre completamente norte-sul para potencializar as vistas ao vale e a sensação de viver no exterior. Ainda que de maneira natural a casa é termicamente estável, se solucionaram os problemas derivados da falta de fornecimento de eletricidade e água corrente mediante os sistemas de sustentabilidade que ÁBATON aplica a todos seus projetos: se desenhou um sistema de painéis solares com baterias que permitem o fornecimento de energia no verão; foram instaladas turbinas que aproveitam o curso de dois córregos que passam pela fazenda e que alimentam de corrente elétrica a bateria no inverno.

© Belén Imaz
© Belén Imaz

Um dos terraços de cultivo torna-se piscina, piscina natural, onde a água corre constantemente e que serve para a irrigação de pastagens. Nenhum interior se priva das vistas do belo lugar em que se localiza.

Plantas

Materiais: paredes de alvenaria de granito. Telhados inclinados e estruturas metálicas de aço revestidas em madeira de pinheiros e telha cerâmica reciclada. Marcenaria em DM pintado de branco. Calefação por piso. Carpintaria de alumínio pintado e ferro. Revestimento em banheiros com argamassa impermeável e granito reciclado.

 

Cortes

Memória pelos arquitetos.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Ábaton Arquitectura
  • Ano:
  • Área construída: 322 m²
  • Área do terreno: 50000 m²
  • Endereço: Cáceres Espanha
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Pedra e Madeira
  • Estrutura: Pedra e Metal
  • Localização: Cáceres, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

 

 

Sobre este escritório
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Quinta da Extremadura / Ábaton Arquitectura" 18 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-54114/quinta-da-extremadura-abaton-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.