A intervenção acontece em uma trama urbana de baixa densidade do bairro Bonanova, em Barcelona, em um terreno de 933m2. A missão consistia em reorganizar o programa funcional existente no térreo do imóvel, para adaptá-lo às necessidades de uma família com quatro filhos.
O estado prévio à intervenção, apresentava uma planta bastante fragmentada, pouco clara na organização do programa, e com espaços de relação pouco favorecidos. A mudança da distribuição afetou, praticamente, 100% da superfície da habitação, pois as únicas estancias que foram conservadas foram dois banheiros e o núcleo de comunicação vertical. Todo o resto foi reorganizado graças a liberdade que o sistema estrutural permitia: uma grelha reticular sobre suportes verticais de 30x30m, no qual não havia nenhum fechamento portante.
Na planta resultante, manifestam-se, com clareza, duas franjas paralelas à Rua Marquesa de Villalonga. A mais próxima a esta rua contem o acesso principal, com um amplo hall e três dormitórios dos filhos, cada um com um banheiro anexo.
A segunda franja, de maior área, recebe o núcleo de comunicação vertical, o dormitório principal, e a zona interior de relação da residência, constituído pela cozinha-sala de jantar-estar. Todas estas peças contam com um contato direto ao jardim, orientado para sudoeste. A cozinha está organizada para permanecer aberta e comunicável com o volume principal, mas pode ser separada do mesmo, através de portas de correr.
Com o objetivo de alcançar uma maior harmonia e homogeneizar o substrato original com a obra nova, utilizou-se uma reduzida palheta de materiais, que, fundamentalmente, são um pavimento preexistente de madeira maciça de pinheiro, devidamente restaurado;
Revestimento de gesso, tetos e restos de revestimentos verticais; tabuleiros de MDF à prova d’água e pintado de branco, para o mobiliário; placas sintéticas de quartzo branco; vidro laminado transparente nos banheiros, e; concreto aparente nos pilares da estrutura vertical preexistente.
- Cliente: Privado
- Ano construção: 2010