(…) O mais maravilhoso num quarto é a luz que entra pela janela dele. O sol desconhece sua notabilidade até que uma sala seja construída (…)
Louis Khan
A fachada fechada oferece uma “declaração” por reagir sobre seus vizinhos através do contraste. Somente no térreo o volume branco é recortado. Neste ponto, a fachada frontal é empurrada para trás, como um cenário, permitindo a percepção da escada.
Por trás da fachada fechada uma “rota de luz” é criada: após experimentar a exposição e intensidade da luz no térreo, o visitante vai até o primeiro andar, com a sensação de pisar numa escadaria fechada e escura. Através de sua forma, que em alguns pontos é cortada para permitir a entrada de luz, e o contraste entre o totalmente aberto e o totalmente fechado, um jogo de luz surge, o qual guia e surpreende nível após nível.
No final do percurso, através duma abertura do telhado, o visitante sente novamente o confronto com um banho intensivo de luz. A escada sobe por toda a casa ao lado duma unidade de instalação, que no piso térreo separa o hall transparente da sala do estar íntimo, e nos outros andares, a área de circulação das áreas dos quartos / escritórios.
Ao situar tanto a escadaria quanto a unidade de instalações por trás da fachada frontal, estes espaços se tornam flexíveis, menos absortos e brilhantes.
As janelas da fachada posterior, que possuem um tamanho e um formato diferente para cada cômodo, oferecem uma diferente qualidade de luz. No vazio da sala de estar, a lareira escultural conecta o térreo com o primeiro piso. Deste modo, e abraçado pela luz, um espaço impressionante é criado.
- Cliente: Hester Molenaar en Maurice Winkel
- Custos: € 330.000 - excluindo pavimento, cozinha e jardim