O documentário Guerreiros Sem Armas, produzido pelo Instituto Elos e INIT Arte Visual, será um dos filmes exibidos na sala especial da History Channel na Rio +20, de 18 a 25 de junho. O espaço, no planetário do Rio de Janeiro, veiculará programas especiais do canal relacionados ao tema do Rio+20 e 5 filmes de produtores independentes, caso do Guerreiros Sem Armas.
O programa Guerreiros Sem Armas, que deu origem ao filme, é uma formação vivencial de jovens em liderança e empreendedorismo social e já recebeu cerca de 300 participantes de 20 países, que são treinados em tecnologias para transformação de realidades em qualquer lugar do mundo. O último dia de exibição é também o primeiro dia da edição 2012 da formação, que reunirá mais 60 jovens de 18 países.
Serviço
Exibição do filme Guerreiros Sem Armas na sala da History Channel na Rio+20
Data: 18 a 25 de junho de 2012.
Local: Planetário da Gávea – Rua Vice Governador Rubens Berardo, 100
“Guerreiros sem Armas” retrata a trajetória de jovens que, durante 30 dias, em janeiro de 2009, trabalharam em comunidades de Santos e Guarujá que se desenvolveram além dos limites das cidades: próximo a lixões (Vila dos Criadores), à sombra de montanhas de contâiners (Alemôa), ou fincadas nos mangues e sobre palafitas (Prainha). É junto às populações dessas vilas que se desenvolveu boa parte do programa e que se revelaram as transformações.
A presença positiva desses guerreiros do mundo todo venceu a desconfiança inicial dos moradores e conseguiu despertar nessas populações a autoestima e a fé na capacidade de promover mudanças à sua volta a partir de recursos disponíveis nas próprias comunidades.
A descoberta de que é possível foi o grande motor das mudanças. As vilas deixaram de ser agrupamentos de tetos que abrigam vidas isoladas para ganharem, de novo, o sentido do coletivo, da vida comunitária plena e efetiva.
Para o grupo de jovens, mudar o mundo a partir do seu entorno foi o compromisso que ficou para o futuro imediato no retorno às suas bases. São guerreiros, semeadores agora da crença de que mudar o mundo é uma questão de mudança de atitude. O resultado já se espalhou por novas comunidades por meio de “Oasis”. Uma lição de vida e esperança.
Sobre o Instituto Elos
O Instituto Elos propõe soluções inovadoras para construir o melhor dos mundos de maneira coletiva e prazerosa através de uma fórmula simples: onde em geral se vê escassez, nós encontramos abundância.
É cada dia mais evidente que a maior riqueza do planeta é a diversidade e contamos com essa diversidade na hora de construir estratégias para transformar o mundo. Na nossa visão de mundo melhor, empresas e comunidades, adultos e crianças, governos e sociedade civil trabalham, convivem, vivem lado a lado e oferecem o seu melhor para o melhor dos mundos. Essa crença se reflete em uma equipe diversa, uma composição de experiências e um mosaico de saberes que vem sendo montado ao longo de uma história que começou no ano 2000.
O Elos nasceu de um encontro de 5 jovens arquitetos e se tornou uma comunidade multidisciplinar focada em desenhar estratégias para construir o melhor dos mundos começando agora mesmo.
Sobre a INIT Arte Visual
A INIT é uma produtora de filmes, vídeos e de toda a forma de expressão de ideias em arte, visual e conteúdo para TV, WEB, cinema. Trabalha em parceria com pessoas que buscam a mesma filosofia e vontade de executar projetos interessantes, artisticamente e comercialmente viáveis dentro das diferentes linguagens. Clientes como Ministério da Cultura, Fundação Volkswagen, Fundação Bradesco, MASP, 3M, TV Cultura, laboratórios SAR , Choque Cultural, Instituto Elos fazem parte de nosso portfólio.
Acompanhe a cobertura em tempo real pela página do Facebook.
Se estiver no Rio, não perca a oportunidade de assistir o filme ao vivo!
E para os que não irão ao evento, também temos boas notícias: agora, é possível conferir a versão completa na internet.