Dachas é um conjunto de habitações familiares em Bariloche, num terreno de declive íngreme, frente ao lago Nahuel Huapi. A origem da palavra é russa, e significa casa de campo, cabana de madeira, pequeno espaço de descanso num entorno rural. O lote está delimitado em seus lados superior e inferior por ruas inseridas numa floresta antiga e densa, situação urbana particular na qual a edificação abre sua porta, integrando a paisagem no local.
Na floresta, duas peças inclinadas de forma irregular, moldadas pelo vento sul se mesclam com os pinheiros do local, enquadrando entre si o imponente fundo do lago e insinuando o acesso ao complexo.
Um estacionamento no nível da rua recebe os carros. Em seus extremos, duas pontes de madeira permitem o acesso às unidades superiores e dois caminhos de pedra passam pela inclinação do terreno, conformando o acesso às unidades inferiores. Um muro de gabiões contém a terra, delimitando a zona de chegada e as entradas privadas de cada unidade.
A orientação dos volumes responde à vista principal e predominante do espelho da água e insolação do norte. Seu escalonamento gradual toma as alturas máximas permitidas, acompanhado das cotas de nível dos terraços, condicionando e definindo sutilmente sua forma final. O espaço central é composto dum salão de usos múltiplos no nível inferior, e um terraço-observatório de madeira que se apropria do lugar.
As casas são revestidas em madeira. Basicamente são dois marcos pretos, brancos em seu interior, enquadrando o lago Nahuel Hapi, e nas unidades superiores, em sua parte posterior, as copas das árvores que as rodeiam e protegem.
Informação Complementar:
- Cálculo estrutural: Eng. Susana Marconi
- Construção: Daniel Miranda
- Ano de projeto: 2008
- Ano da construção: 2009/2010