A qualidade do habitat construído tem um efeito muito significativo sobre a maneira como as pessoas se relacionam com seu entorno e, num sentido mais amplo, sobre como elas atuam no ambiente coletivo.
O projeto da Casa em Caconde procura responder a essas questões que estão intimamente ligadas a problemática da residência de campo, a qual se insere no lugar poético entre o universo natural e o urbano.
Sua implantação se deu em um grande terreno da zona rural localizado no alto dessa pequena cidade do interior paulista, destacando-se da tipologia comum da região e assumindo uma posição de protagonismo em relação a paisagem circundante.
O partido é caracterizado pela valorização das visuais externas e dos ambientes sociais que se conectam por meio de um pavilhão linear de espacialidade ampla e iluminação natural expressiva, em contraposição ao bloco de dormitórios de caráter mais reservado e intimista.
Este projeto remete às qualidades atemporais da casa brasileira, simbolizadas pelo grande beiral e o banco – sombra e descanso. Foram utilizados materiais tradicionais como a madeira na estrutura e vidro para compor uma casa aconchegante, com espaços humanos, sem destituí-la de modernidade.
Uma grande característica desta obra é o desenho da cobertura, que subverte a tradição do telhado convencional substituindo-o por uma cobertura metálica de baixíssima declividade, legitimando uma linguagem mais contemporânea à tipologia residencial de campo.
O resultado reflete o equilíbrio entre economicidade construtiva e sofisticação arquitetônica.