Os arquitetos Alan Dempsey e Robert Stuart-Smith, além do artista interativo Ivan Ivanoff , lecionarão no workshop SHOP-FRONT FAB, do programa AA Visiting School, entre 10 e 19 de Julho de 2012.
O foco das atividades será a criação e desenvolvimento de intervenções e instalações interativas em escala 1:1 na região da Barra Funda, São Paulo. Experts em computação e fabricação digital irão ensinar como aplicar ferramentas digitais avançadas de projeto, como Rhino, Grasshopper (com seus numerosos plug-ins incluindo GECO, Galapagos, Kangaroo e RhinoCAM), Processing e Arduino, utilizando maquinário de fabricação digital, como corte a laser, fresadoras CNC e impressoras 3D. Nenhum conhecimento prévio é necessário. Outros professores incluem Yoojin Kim (Amanda Levete e AA Diploma), Ernesto Bueno (parametricismo), Victor Sardenberg (SUBdV) e Anne Save de Beaurecueil e Franklin Lee (SUBdV).
A Barra Funda, em São Paulo, já foi caracterizada com uma vibrante mistura de pequenas indústrias, comércio e residências. Porém, como as políticas econômicas favoreceram a concentração da produção industrial em grandes plantas, companhias abandonaram os centros das cidades e se instalaram nas periferias ou no exterior. Ao invés de apenas introduzir novos programas nessa paisagem pós-industrial, o workshop propõe a criação de um novo tipo de micro-indústrias a fim de gerar uma mistura de consumo e produção nos centros das cidades criando uma política de “prosumption”, manifesta através de micro-fábricas que coexistam com o comércio e as residências. O workshop postula que ferramentas computacionais de projeto e técnicas de fabricação digital podem ser usadas para ajudar a criar estas micro-indústrias, pois estas ferramentas e técnicas aumentam a produtividade com pouco uso de espaço, o que pode potencializar o trabalho de artesãos locais para produzir e vender on-demand diretamente para os consumidores.
O workshop aproveitará a energia emanada pela cena emergente de galerias de arte na Barra Funda e micro-agentes que utilizam a tecnologia digital para criar um novo movimento cultural no centro. O workshop será parte do FILE 2012 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – uma exposição de arte digital interativa. O curso vai sugerir maneiras para que essas tecnologias sejam inseridas em micro-economias cooperativas dentro do bairro. Para tal, trabalharemos diretamente com artesãos e artistas da Barra Funda inserindo novas tecnologias disruptivas em seus processos de trabalho como, por exemplo, com os artistas e ativistas Jejo Cornelsen, Paola Croso, e a pequena fábrica da Resinfloor no bairro, usando sua resina tanto para fazer acabamentos como em fôrmas produzidas digitalmente, inventando um novo processo líquido de fabricação high-tech e low-tech. Outra colaboração será com os fabricantes de impressoras 3D Metamáquina, cujo desafio é disseminar máquinas high-tech com uma estratégia de indústria de pequena escala com custos reduzidos.
Alan Dempsey é fundador e diretor do NEX e um arquiteto inglês renomado. Em 2010 foi selecionado pelo Centre for European Architecture e o Chicago Athenaeum como um dos 40 arquitetos jovens mais relevantes na União Européia. Ele trabalhou para o Future Systems, OCEAN e com Homa Farjadi. Alan foi professor de projeto da AA e atualmente é diretor do AA FAB Research Cluster e do AA Independet’s Group , onde incentiva a pesquisa no uso de ferramentas computacionais em projeto e fabricação a fim de permitir processos inovadores de design. Seu trabalho tem sido vastamente publicado nos Estados Unidos, Europa e Ásia e ele tem exposto e palestrado por todo o globo. Seus projetos construídos receberam diversos prêmios, como o LEAF pela Spencer Dock Bridge, e o D&AD pelo pavilhão [C]space DRL 10 Pavilion.
Robert Stuart-Smith é diretor e sócio-fundador do Kukkugia. Ele possui mestrado pelo Design Research Laboratorium, da AA (AA.DRL), aonde é hoje professor, e lecionou na RMIT University, University of East London, sendo convidado constantemente para palestrar, lecionar e avaliar trabalhos internacionalmente. Robert tem extensa experiência em projetos de cunho cultural, social e de infra-estrutura, tendo trabalhado para Lab Architecture Studio e Sir Nicholas Grimshaw & Partners. A pesquisa de Robert é focada em sistemas auto-organizacionais, perseguindo efeitos polivalentes e ambientalmente responsivos. Ele presta consultorias a Cecil Balmond em pesquisa de algoritmos não-lineres. Kokkugia executa projeto, pesquisa, consultoria e ensino, com trabalhos nos Estados Unidos, na Inglaterra e no México, tendo exposto e publicado internacionalmente.
Ivan Ivanoff é artista, programador e pesquisador. Produziu Nuevas Tecnologias y Nuevos Medios e seu jeito de pensar sobre o mundo, a tecnologia e a arte é manifestado em busca de novas formas de comunicação para a sociedade no futuro. É diretor de pesquisa e desenvolvimento em diferentes Media Labs, em Buenos Aires, Nova Iorque e Itália. Junto com o artista José Jimenez, fundou o coletivo artístico i2off.org+r3nder.net que desenvolve projetos interativos e multimidia, focando na criação de conteúdo poético através da experiência íntima com a tecnologia. Os produtos finais são expressos em diferentes suportes: Textos, instalações, design gráfico, web-design, vídeo e software. Anos depois, fundou o Estado Lateral Media Lab junto com Enquique Marmora, um escultor, vídeo artista e experiente agitador cultural, para produzir, investigar e desenvolver novas tecnologias.
Mais informações: http://saopaulo.aaschool.ac.uk, brazilvisitingschool@aaschool.ac.uk ou (11) 3062-3522