3XN Architects, em colaboração com HKS Architects, Arup, ME Engineers e Planit, recebeu o primeiro prêmio no concurso para a Arena de Copenhague, que se espera que seja terminada no outono de 2015.
Situada na zona de Ørestad, a um curto trajeto em metrô do centro da capital da Dinamarca, seu projeto combina duas ambições principais: criar um espaço para a arte e também para atividades multiuso, atraindo os espectadores de perto e de longe, assegurando, ao mesmo tempo, que a presença do edifício seja um ganho para toda a vizinhança. Mais imagens e a descrição dos arquitetos na continuação.
A Arena de Copenhague está projetada para que os espaços interiores possam ser ajustados dependendo do evento, se é um concerto ou um evento esportivo. Dessa forma, os clientes sempre poderão desfrutar das melhores condições para o evento. No entanto, a flexibilidade vai além do cenário habitual: “Nossa ambição era criar uma espaço, que além da celebração de uma série de impressionantes eventos esportivos e musicais, também fosse um catalizador para as distintas atividades locais, e para o desfrute dos residentes e visitantes. Para isso, as áreas que rodeiam o estádio são desenvolvidas para receberem fins recreativos, enquanto que o átrio público pode alojar facilmente os mercados ou exposições. O cenário é também um centro cultural”, disse o sócio e diretor criativo do 3XN, Kim Herforth Nielsen.
Arquitetonicamente, o projeto da Arena é dividido em uma base e uma superfície superior. As formas orgânicas criam um número de espaços e nichos que podem ser utilizados para os fins recreativos e que, também, ajudam a regular os movimentos dos espectadores. A parte superior tem uma fachada semitransparente, na qual as peças de terracota, de uma cor dourada, movem-se circularmente sobre a construção. A terracota é um material que tem uma longa história da Dinamarca. É durável e robusta. Por outro lado, o movimento ondulante das peças agrega uma expressão alegre e elegante à construção. O vidro entre essas peças faz com que o edifico pareça aberto e acessível, enquanto as áreas do hall de entrada recebem a luz natural.
- Cliente: CPHX P/S
- Capacidade: 15,000
- Finalização: 2015