O projeto da nova filial da agência digital AM4 no Rio de Janeiro segue as últimas tendências em escritórios criativos, onde funcionários, clientes e os próprios donos/diretores, interagem em um ambiente integrado, prático, divertido e inusitado.
A inspiração para o projeto foi à própria cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente o local onde se encontra o escritório, a Lapa, ponto central da cidade e de grande importância histórica, que nos últimos anos vem sofrendo uma grande renovação.
Usando elementos rústicos aliados a uma arquitetura contemporânea, a sede da AM4 Rio ocupa uma área de mais de 250 metros quadrados de puro design.
Ambiente integrado: trabalho, convivência e lazer
O escritório foi desenvolvido como um grande salão com pé direito duplo, onde tudo acontece. Os ambientes se delimitam por divisões sutis porém significativas, como diferenciação do piso, mezanino, elementos vazados e panos de vidro. Paredes de pedra bruta e piso de tábuas envelhecidas contrastam com paredes com elementos gráficos cariocas e piso de resina artisticamente desenhado, além de elementos e peças de design marcante espalhados por todo o ambiente.
A varanda, por onde se acessa o escritório, fica de frente para os Arcos da Lapa e funciona como um lounge externo, com bancos onde o usuário pode desfrutar da vista. Sua fachada de vidro, também com uma ampla visão para os Arcos da Lapa, integra o interior com o exterior. Em momentos que necessite maior privacidade, faz-se o uso de persianas de madeira.
A porta de entrada é um destaque pela sua amplitude, mais de 3m de altura, e material reutilizado: madeira de demolição.
Recepção
Composta por um balcão de recepção, que funciona também como um centro de controle do ambiente, é delimitada por uma cortina de toras de eucalipto certificado, inspirado em um elemento clássico da arquitetura moderna, o cobogó.
Lounge café
Ao lado da recepção encontra-se o lounge café, um ambiente que funciona como espera para clientes ou um cafezinho durante o expediente, composto por sofá, poltronas, mesade centro (feita de toras de eucalipto) e bar/café.
Estações de trabalho
Área que ocupa grande parte do salão, composta por duas grandes mesas de trabalho. Sua iluminação é um marco no escritório; Uma grande luminária com 8 braços de ferro retorcido produzida especialmente para o local.
Mesa de reuniões
Em frente às estações de trabalho encontra-se a mesa para reuniões rápidas, internas ou de grupos de trabalho. É iluminada por uma luminária de pé feita sob medida.
Salas de reuniões
No fundo do salão, já de baixo do mezanino, estão localizadas as duas salas de reuniões protegidas por panos de vidro. A iluminação sortida no teto e os focos de luz na parede depedra bruta dão um charme especial aos ambientes.
Acesso mezanino / Jardim de pedras
O acesso ao mezanino se dá por uma escada curva de ferro que por si só se destaca por seu volume e leveza. Mas o maior atrativo é a descida do mezanino que pode ser feita deslizando pelo tubo de bombeiro, posicionado no meio da escada, ou pelo escorrega, em volta dela. Embaixo deste acesso o piso é forrado por pedras portuguesas soltas e sobrepostas. Bromélias e palmeiras terminam de compor o jardim de pedras.
Banheiros
O acesso aos banheiros fica logo ao lado do jardim de pedras, e é o único espaço realmente reservado do escritório. Os dois banheiros seguem a linha minimalista com linhas simples e bem definidas, mas com elementos rústicos, com chão de cimento queimado, bancada de madeira reaproveitada dos cortes do assoalho e detalhes com azulejos de demolição.
Mezanino – lazer e copa
O mezanino, todo aberto para o salão, é a área de lazer do escritório. Nele se encontram um lounge com sofá, pufe e mesinha de centro (feita com caixotes de feira), mesa de bar/café, sinuca e a copa. A copa é delimitada por panos de vidro e composta por banca de pia com armários, bancada de madeira e mesa de almoço para 6 pessoas. O destaque da copa é a luminária Engarrafada, feita com garrafas reaproveitadas. Toda a parede do fundo é de pedras brutas com iluminação direcionada.
Respirando design
A fim de compor a atmosfera criativa da empresa, foram desenvolvidos diversos elementos de design único para cada ambiente do escritório, onde vários deles seguem a linha sustentável, reaproveitando materiais. Segue uma breve descrição dos mais importantes:
Octopus: Luminária com 8 braços de ferro retorcido com esferas de vidro nas pontas que ocupa toda área de produção. A ideia: Seguindo a linha orgânica desenvolvida para o escritório, esta luminária foi pensada com linhas finas e onduladas visando criar um grande elemento de destaque mas com leveza, com o intuito de não criar barreiras para o grande espaço integrado do escritório. Conceito: Elemento orgânico, braços, tentáculos. Materiais: Ferro e vidro.
Luminária Anzol: Gambiarra inusitada! Usando elementos simples: fios, bocais e lâmpadas, foi criada a luminária Anzol. Os fios curvam-se para cima criando um aspecto de lustre. A ideia: Fazer de simples gambiarras um lustre. Conceito: Usar materiais e formas simples de um jeito inusitado. Materiais: Fio.
Luminária Engarrafada: A Luminária é feita com garrafas velhas sortidas penduradas e com iluminação interna. “A ideia surgiu da minha admiração por garrafas. Sempre usei com peça de decoração, com velas eu apenas a garrafa. Então surgiu a ideia de ilumina-las. Daí surgiram várias possibilidades, como uma mesa de centro com base de garrafas que projetei esse ano.” Conceito: Sustentabilidade, reaproveitamento de materiais. Materiais: Garrafas velhas, fio e madeira.
Luminária Lina: Luminária de pé, composta por uma base esférica de cimento, hastecurva de ferro e cúpula de tecido. A ideia: O interessante desta luminária é a base esférica. Daí surgiu a ideia: uma bola segurando uma haste com uma cúpula na ponta.Conceito: Simplicidade, minimalismo, materiais brutos. Materiais: Cimento, ferro e tecido.
Mesa de centro Toras: Toras de eucalipto certificado com tampo de vidro. A ideia: “Como arquiteto, visito muitas obras. A tora de eucalipto é utilizada como escoras para vigas e lajes e muitas vezes descartadas após este uso. Visando o reaproveitamento de materiais, comecei a desenvolver mobiliários com as sobras das toras. Dai surgiram a Mesa de centro Toras e a Cortina Cobogó.” Conceito: Sustentabilidade, reaproveitamento de materiais. Materiais: Eucalipto certificado reaproveitado, vidro, cinto de lona.
Mesa de centro HK01: Caixotes de feira reaproveitados e reformados com forro interno de sobras de tecido e tampo de vidro. A ideia: Reutilizar caixotes de feira com um toque de requinte, forrando seu interior com sobras de tecido. Conceito: Sustentabilidade, reaproveitamento de materiais. Materiais: caixotes de feira reaproveitados, sobras de tecido e vidro.
Cortina Cobogó: Cortina/divisória feita de discos de toras de eucalipto certificado. A ideia: O cobogó e um elemento fantástico e muito bem explorado principalmente pelo arquitetos modernistas de onde tirei a inspiração para esta peça. Usando um material reaproveitado, as toras de eucalipto descartadas das obras de construção civil, criei está cortina que funciona com divisória mas sem fechar totalmente o espaço. Conceito: Sustentabilidade, reaproveitamento de materiais. Materiais: Eucalipto certificado reaproveitado.
Balcão de recepção: Balcão de MDF com revestimento de madeira certificada e tampo e rodapé de vidro. A ideia: Criar um balcão para a recepção funcional e que não ocupasse muito espaço. Usar madeira rústica com vidro, criando um elemento sofisticado.Conceito: Funcional, rútico com sofisticação. Materiais: MDF, madeira certificada reaproveitada e vidro.
Banquinho Quadrados: Banquinhos de madeira certificada com detalhes em baixo relevo. A ideia: Banco minimalista, com detalhes simples. Conceito: Mininalismo. Materiais: Madeira certificada.
Cachepot HK02: Cachepot quadrado com base redonda feito de madeira certificada com pintura em cores variadas.
Design gráfico – piso de resina: Desenho artístico com formas orgânicas que delimita a circulação do espaço.
Design gráfico – paredes e mobiliário: As paredes laterais e algumas peças do mobiliário receberam um tratamento gráfico usando imagens inspiradas nos desenhos de Roberto Burle Marx que são ícones do Rio de Janeiro.