Localizada na região serrana do Rio de Janeiro, a residência de 1200m² cercada de montanhas, riachos e vegetação abundante serve de repouso para o jovem casal carioca.
O partido arquitetônico mescla linhas modernas e desafiadoras (representadas pelos grandes balanços nas varandas) a um interior com clima amistoso e acolhedor, típico da arquitetura serrana do Rio de Janeiro.
A ideia de fazer com que o jardim participasse do interior da casa resulta numa planta com espaços abertos e ambientação livre de fechamentos e vedações, como se fosse uma continuação das generosas varandas projetadas em toda sua periferia.
As varandas são as grandes responsáveis pelo conforto térmico dentro dos ambientes, mesmo nos dias mais quentes do verão no Rio de Janeiro. Somente essa proteção à incidência direta de raios solares já eliminou a utilização de ar condicionado nos cômodos
Sua implantação procurou beneficiar o ponto onde se tivesse uma visão privilegiada do jardim e do vale que a cerca, dessa maneira, a varanda frontal assumiria a condição de ponto mais importante da casa. Permitindo, quando da sua utilização, uma integração visual e funcional imediata com os outros ambientes. Jardim, piscina, salas de estar, jogos e leitura … é ali que acontece a interseção entre todos esses usos ao longo do dia.
Informação Complementar:
- Arquiteto: Cadas
- Construtora: PH de Aquino
- Projeto de iluminação: Maneco Quinderé