Cinco escritórios de arquitetura e paisagismo foram selecionados no concurso para o projeto do futuro centro de pesquisa do European Spallation Source (ESS) – uma parceria de 17 nações europeias comprometidas com o objetivo de, coletivamente, construir e operar a unidade líder mundial de pesquisa usando nêutrons até o segundo trimestre do século XXI. O centro científico de grande escala focará na questão da sustentabilidade, criando um ambiente de trabalho atrativo e integrando-se harmoniosamente com seu entorno. O complexo será construído no sul da Suécia e sua abertura está planejada para 2019.Confira a seguir a lista de selecionados.
- Benthem Crouwel, West8, Arup, Mandaworks
- Bjarke Ingels Group, HOK International Limited, Topotek1/man made land
- Foster + Partners, Peter Walker and Partners, Research Facilities Design, Ramboll Group, Berg/CF Moller Architects
- Henning Larsen Architects A/S, COBE ApS, SLA A/S, NNE Pharmaplan A/S
- Tengbom, Mecanoo Architecten, Buro Happold
Um júri avaliará as propostas sob os seguintes critérios: qualidades de desenho arquitetônico, flexibilidade, viabilidade econômica e funcional, segurança e sustentabilidade. No fim de outubro o vencedor será anunciado.
A European Spallation Source – a instalação da próxima geração para materiais de pesquisa e vida científica.
A European Spallation Source – ESS será um laboratório de pesquisa multidisciplinar baseado na mais poderosa fonte mundial de nêutrons. A ESS pode ser comparada a um grande microscópio onde os neutros são usados ao invés de luz para o estudo de materiais – desde polímeros e produtos farmacêuticos até membranas e moléculas, adquirindo conhecimento sobre sua estrutura e sua função. A ESS será 30 vezes melhor que as instalações existentes, abrindo novas possibilidades para pesquisas nos campos, por exemplo, da medicina, meio ambiente, clima, energia, transporte e genética.
A ESS é um projeto intergovernamental de pesquisa em infraestrutura que será construído em Lund, no sul da Escandinávia. Atualmente, 17 países europeus são parceiros neste projeto, participando de sua construção, financiamento e operação. A Suécia e a Dinamarca serão co-anfitriãs da ESS e cobrirão 50% dos 1,4Bi de euros dos custos de investimento e 20% dos custos de operação em conjunto com os países nórdicos e bálticos.
A ESS AB é uma sociedade anônima, sendo hoje propriedade dos Estados da Suécia e da Dinamarca. A ESS AB está atualmente trabalhando na finalização de seu projeto técnico, planejando o futuro centro de pesquisa, preparando sua construção e programando o futuro de sua organização internacional. Isso é feito em colaboração com um grande número de institutos de pesquisa, universidades e laboratórios ao redor do mundo. O início da construção é esperado para 2013, os primeiros nêutrons para 2019 e o funcionamento completo do centro para 2025.
A ESS deverá sustentar uma comunidade de pelo menos 5000 pesquisadores europeus e terá grande importância estratégica para o desenvolvimento da Área de Pesquisa Europeia. Próximo à sua localização haverá laboratórios complementares como o synchrotron MAX IV em Lund e XFEL e PETRAIII em Hamburgo.
Descrição via ESS.