




As cadeiras Nóize, desenvolvidas pelo Estudio Guto Requena, foram concebidas digitalmente a partir da mescla do som captado nas ruas de São Paulo com ícones do design brasileiro.

A cadeira Girafa, de autoria da Lina Bo Bardi, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, a cadeira Oscar, do Sérgio Rodrigues e a cadeira São Paulo, do Carlos Motta foram modeladas em plataforma digital 3D reproduzindo fielmente seu modelo físico.

A partir de uma programação computacional feita pelo Estudio Guto Requena, com uso da linguagem Processing, deformou-se esse modelo digital através da sua fusão com o arquivo de áudio coletado em três locais diferentes em São Paulo: Grajaú, Cidade Tiradentes e Santa Ifigênia. O resultado é uma cadeira-manifesto, que para além do ato de sentar, instiga à reflexão.

O arquivo digital resultante desse processo foi enviado via internet para a Bélgica, diretamente para uma máquina de impressão 3D. Após a impressão das três cadeiras, elas foram enviadas para o Brasil.

Vozes da cidade, ruídos da periferia e ressonâncias do concreto, desconstroem clássicos do mobiliário brasileiro, onde o que importa não é o resultado estético das peças, mas o seu processo de design.

São Paulo é uma cidade linda. Não-obvia, complexa e diversa, se faz interessante ao receber diferentes povos, credos e culturas sem preconceito, miscigenada, improvisada, surpreendente, irônica, colcha de retalhos repleta de belezas escondidas. Apaixonar-se por ela é uma questão de sobrevivência.

As 3 peças desenvolvidas pelo Estudio Guto Requena para esta exposição buscam assimilar as belezas de São Paulo, especialmente aquelas fora do eixo, numa experimentação numérica com ruídos, desconstrução e mixagem, a partir das novas possibilidades trazidas com as tecnologias digitais.