Os novos Escritórios Cívicos fazem parte do Wakefield Westgate Masterplan, um importante projeto de regeneração que ocupa aproximadamente 15 hectares de terrenos ociosos entre a estação ferroviária e o centro da cidade.
O plano combina um escritório BREEAM, excelente, de alta eficiência e flexível, com um design arrojado. Como o edifício fica ao lado da Prefeitura, seu design toma partido de seu contexto e escala, com suas aberturas e materiais contribuindo para a construção de uma “boa vizinhança”. As cores escolhidas para o revestimento das janelas vieram daquelas usadas nos vitrais da Prefeitura.
A abordagem do projeto emprega materiais de alta qualidade perante o clima e o tempo, as proporções das janelas correspondem ao dos escritórios vizinhos e a extensão dos vidros e materiais sólidos são ajustados para maximizar a luz natural, evitando o ganho solar excessivo. As generosas aberturas de pé-direito duplo marcam as principais entradas e agem como grandes pontos de vistas.
As entradas respondem às linhas de desejo dos pedestres, funcionários e visitantes que adentram no coração do edifício, através de um átrio, e a partir dali se dirigem às instalações públicas e espaços de trabalho.
O átrio desempenha um papel fundamental na estratégia ambiental. O ar quente é retirado dos escritórios para o átrio, onde é sugado para cima por um natural “efeito chaminé” e é lançado num nível alto. Este por sua vez, puxa o ar fresco para os escritórios.