Nova Inspiração
Como os números colocaram o restaurante no ranking do theworlds50best.com por dois anos consecutivos, as expectativas para uma inovação criativa no NOMA estão mais altas do que antes. Nisso residia a necessidade de uma ‘experimentarium’ inspirador, onde os chefes pudessem continuar a evoluir ainda mais suas habilidades e desenvolver a cozinha nórdica. Este projeto foi dado a 3XN’s Innovation Unit, GXN, cujo projeto experimental foi uma jogada excelente para a gastronomia inovadora de NOMA.
“Estamos felizes em trabalhar com GXN na transformação de nossas antigas salas de encontro. O resultado é ótimo e tem contribuído não apenas com o espaço, mas também com a organização cotidiana e com a inspiração,” disse o fundador e chefe de NOMA, Rene Redzepi.
Chefe de GXN, Kasper Guldager Jørgensen, refere-se ao projeto como um livro de receitas arquitetônico e diz sobre a colaboração: “Nos movemos em mundos paralelos. O engajamento dedicado e criativo de NOMA em gastronomia é similar de diversas formas ao uso experimental de novos materiais e ingredientes no mundo arquitetônico.”
Nórdico, Cru e Divertido
O NOMA Lab é conectado ao NOMA, localizado em um antigo armazém, um dos edifícios protegidos segundo o registro nacional. As severas restrições significaram que GXN foi demandado para projetar o interior do edifício sem que se usassem qualquer prego em paredes e pisos. A abordagem foi projetar quatro unidades centrais multifuncionais de armazenamento, cada uma composta simplesmente por mais de 500 cubos de madeira. Curvando-se descontraidamente através do espaço, estas unidades dividiram os 200m² do ambiente em áreas menores que acomodaram o Food Lab, o jardim de ervas, áreas dos funcionários e escritório. Cru e simples, através das cores e formas, o edifício captura a estética particular nórdica. De acordo com a filosofia do restaurante, o NOMA Lab é exclusivamente desenvolvido com o uso de materiais nórdicos.
As formas orgânicas das peças do mobiliário destacam-se através do uso de iluminação integrada, que também dão ao interior um aspecto mais leve. A iluminação adicional é proporcionada pela lâmpada STAR exclusivamente desenvolvida por GXN, cuja luz refletiva projeta sombras geométricas dramáticas no ambiente.
Quebra-cabeça tridimensional
O NOMA Lab tem sido uma oportunidade para GXN experimentar métodos digitais de projeto. “Para o projeto, desenvolvemos um “living software” que possibilitou o envio de desenhos diretamente para a fabricação pelo computador. É um pouco similar a ideia de imprimir um texto que acabou de ser digitado – mas ao invés disso, estamos imprimindo peças de mobiliário,” explica Kasper Guldager Jørgensen sobre o método de projeto. Na prática, significou que o interior foi entregue como um quebra cabeça tridimensional de mais de 5000 peças que foram montadas sem a ajuda de um marceneiro.
Além das peças “diretamente do computador para a impressora”, os fabricantes de mobiliário GUBI, CPH Square e Gaggenau foram os principais colaboradores para o NOMA Lab.