Na semana passada foi exposto na Casa Piedra em Santiago do Chile os resultados do Concurso CTI “Projetando uma Casa para a Integração Familiar”, desenvolvido pela empresa Electrolux. Foram premiados participantes em duas categorias (Arquitetos Jovens e Estudantes de Arquitetura). Na continuação do texto, apresentamos o projeto vencedor da categoria estudantes, a proposta de Esteban Martinez Opazo.
O projeto consiste na realização de uma habitação onde o tema principal é a integração da família, que faz relevante a localização da cozinha. Projeta-se a residência em um lago da zona centro sul do Chile. E delimita-se com o volume programático um interior rodeado por todos, e é neste espaço central que está a cozinha, comunicando-se com tudo que a rodeia.
Valendo-se de um conceito primitivo de que a família reunia-se em torno do fogo, que era necessário para se cozinhar os alimentos, neste caso, usa-se esse hábito como ponto central da cozinha, e assim se reúne a família.
A face exterior do projeto é fechada com linhas visuais do entorno, com a intenção de conter esse espaço central, com exceção da fachada interior que fica permeável e aberta à luz. Considerou-se a projeção do programa interior da cozinha, sala de estar e sala de jantar, na direção norte-sul, como também, se pensou em seus limites deslizáveis, a fim de se conseguir, em certas ocasiões, um grande espaço de reunião familiar.
A materialidade do projeto é madeira, conversando com o cais, e também por ser um material aconchegante, que chama e recebe a reunião familiar.