Completo com uma sala de exposição, um espaço de exposição sobre a cobertura, um terraço jardim botânico, um palco flexível para uma audiência de 400 pessoas e acomodações para estudo, inovação e pesquisa, o projeto de aproximadamente 30.000m² está organizado cuidadosamente para a elaboração de uma ampla sinergia interna que define o interior dinâmico e ativo.
Conforme o Experimentarium desenvolve suas plataformas educacionais e de pesquisa, o edifício deve oferecer acomodações flexíveis para atender às crescentes demandas programáticas. Com isto em mente, as áreas de exibição podem ser expandidas, reduzidas ou alteradas sem comprometer o fluxo ou a funcionalidade. “O resultado é uma nova imagem marcante em uma forma altamente tecnológica e sustentável, onde a expressão arquitetônica suporta e comunica-se com a futura missão e conteúdo do Experimentarium,” explicou CEBRA.
Como o projeto deve envolver o edifício histórico existente enquanto contribui para uma aparência contemporânea, a expressão das fachadas é um elemento crucial para o projeto. O tratamento externo tem duplo propósito, proporcionando funções performáticas e uma identidade visual distinta para a instituição.
Em alguns pontos escolhidos, grandes extensões de vidro são introduzidas nas “caixas” dos volumes a fim de proporcionar vistas para dentro e fora do edifício. Estas caixas visuais enfatizam um diálogo entre a arquitetura e o espaço urbano do entorno conforme as caixas escalonadas são empurradas para fora, oferecendo um alto grau de visibilidade externa.
Revestida por chapas de alumínio perfurado, o tratamento da fachada das caixas respondem às necessidades internas através da variação do padrão e do grau de perfuração. Como tal, cada caixa contém uma expressão individual apesar de ser revestida pelo mesmo tipo de material.
Com o intuito de enfatizar a ideia do futuro que repousa sobre a fundação determinada pela história, a linguagem formal do edifício cria uma ilusão da antiga fábrica de engarrafamento como o apoio estável para a nova e dinâmica estrutura do edifício Experimentarium.