Os Tribunais Subordinados de Singapura anunciou recentemente a proposta de Serie Architects e Multiply Architects como o projeto vencedor para o seu novo complexo de tribunais. Seu projeto apresenta uma estratégia inovadora com duas torres em que uma torre é dedicada aos tribunais criminais e outro para as câmaras dos juízes e funções de apoio. As duas torres estão ligadas por uma série de passarelas que permitem a circulação controlada necessária para o processo de corte. Mais imagens e descrição dos arquitetos a seguir.
A torre do tribunal é uma estrutura aberta que serve de suporte a uma série de terraços comuns em que os tribunais são colocados: ele não tem fachada externa. Em um sentido metafórico, isto representa a abertura e a imparcialidade do processo judicial. Os terraços abertos destacam o plantio e são projetados para permitir vistas panorâmicas sobre a cidade, reforçando assim o papel cívico do edifício.
O atual edifício dos Tribunais Subordinados (ou seja, Octógono), construído na década de 1970, será reformado e abrigará 35 mil metros quadrados dos tribunais de família menores e funções de apoio. As duas novas torres altas de 150m terão uma área de 110.000 metros quadrados e vão acomodar os tribunais penais.
A construção está prevista para começar no próximo ano e deverá ser concluída em 2019. O júri do concurso aberto de projeto foi liderado pelo internacionalmente aclamado arquiteto Moshe Safdie. Em uma declaração conjunta, o júri elogiou o “simples, mas digno” projeto que “complementa o octógono conservado sem tentar ofusca-lo.”
Chris Lee, diretor da Serie Architects, comenta, “a relação entre a cidade e seus edifícios cívicos era o nosso principal interesse para este projeto. O novo Complexo de Tribunais Subordinados deve ser um edifício que é simbolicamente aberto e acessível ao público. A linguagem de projeto deve ser facilmente compreendida por todos os cidadãos de Singapura.”