O projeto se origina da vista deslumbrante oferecida pelo local e da generosidade particular de sua exposição ao sol. A casa está situada a 1750 metros acima do nível do mar, em Valle d’Aosta, por trás da pequena aldeia de Vens, diante de um arco de montanhas que se estendem de Monte Emilius para o maciço do Gran Paradiso e Grivola.
A moldura de madeira que constitui a estrutura de sustentação de peso é visível na fachada sul – a qual todos os quartos têm vista – que consiste na principal lado das janelas e é aberta ao sol e à paisagem, ao mesmo tempo que se completa com uma caixa de madeira com isolamento robusto sobre os outros lados.
A energia solar é usada aqui de três maneiras diferentes: a acumulação direta através das janelas na fachada sul, armazenado e liberado lentamente pelos sais minerais contidos no PCM (Phase Change Material – material de mudança de fase) que completam os painéis da fachada, transformada em eletricidade por painéis fotovoltaicos colocados no telhado. A única outra fonte de energia utilizada pela casa é a lenha para o fogão de cozinha, situado no piso térreo.
A madeira utilizada na estrutura e nas fachadas é larício local, que é usada crua, sem tratamento ou pintura.