O pavilhão “Assembly One” de Yale é o menor, mais novo e descompromissado resultado para o projeto de construção de Yale – uma antiga tradição de 40 anos na qual os estudantes do primeiro ano projetam e constroem uma casa. É o produto do estúdio de seminário e de projeto no qual os estudantes focam-se em alternativas que os edifícios contemporâneos reúnem e nos efeitos potenciais arquitetônicos que as técnicas materiais e computacionais podem oferecer. O pavilhão “Assembly One” é projetado para funcionar como um centro de informação para o Festival Internacional de Artes e Ideias e, desta forma, desenvolvido com as seguintes características em mente: dinamismo, transparência e identidade visuais.
Dinamismo: A estrutura está preparada para abrigar um festival performático – de um ângulo sólido e massivo, de outro ângulo leve e quase totalmente poroso, alternadamente escondendo e revelando seu conteúdo.
Transparência visual: Construído com folhas finas de alumínio, o pavilhão se abre para os dois lados garantindo ventilação e segurança, focando suas visuais em direção ao palco principal do festival.
Densidade visual: Mais de 1000 painéis criaram efeitos variáveis de reflexão e cor conforme o visitante se move em torno do pavilhão, criando mais um núcleo engajado e instável do festival do que uma imagem atemporal de um abrigo.
“Tratamos os princípios da fabricação digital como pressupostos básicos – nossa habilidade de produzir eficientemente componentes únicos e variáveis e as implicações culturais de ir além da fabricação padronizada. No entanto, estávamos menos preocupados com a singularidade dos objetos que com a criação de novos tipos que permitissem a expressão tectônica.”
O Pavilhão do festival foi projetado e construído por estudantes da Escola de Arquitetura de Yale.
Criadores do projeto: David Bench, Zac Heaps, Jacqueline Ho, Eric Zahn
Coordenadores do projeto: Jacqueline Ho, Amy Mielke
Projeto e fabricação: John Taylor Bachman, Nicholas Hunt, Seema Kairam, John Lacy, Veer Nanavatty
Projeto: Rob Bundy, Raven Hardison, Matt Hettler
Orientador: Brennan Buck
Assistências: Teoman Ayas
Consultoria: Matthew Clark de Arup, Nova York