O principal objetivo da nova sede da Radio Nacional da Espanha, em Barcelona, foi resolver um programa administrativo combinado com serviços de comunicação e editorial.
O edifício de cinco andares é um volume com uma geometria retangular clara. Está localizado em uma antiga zona industrial de Poblenou, agora chamada de 22@. A nova sede é integrada a um plano diretor de reabilitação que busca estimular a zona com novos edifícios públicos.
Propõe-se então uma construção com um piso retangular e com um centro de comunicação vertical localizado, aproximadamente, no meio. Essa situação permite que se aproveite ao máximo a superfície da fachada. Esse núcleo central conecta o edifício com o nível do subsolo, o estacionamento e as salas de instalações.
A fachada tem um sistema modular singular capaz de fornecer a espessura necessária à pele que reveste o edifício, e, também, de incorporar elementos para o controle solar. Esse módulo ainda envolve a solução da organização interior, dividindo os diferentes programas. Uma ponte de serviço e manutenção rodeia o perímetro dos quatro lados do prédio, atuando também como um brise nas áreas necessárias. Procurou-se a iluminação natural em cada espaço.
A estrutura surge como um grid de pilares de concreto de 5,50×7,00m, e lajes de concreto. Dentro desse grid aparecem elementos fixos do centro de comunicação vertical que colaboram com a estabilidade do edifício. Esse núcleo é cercado por serviços, unidades técnicas e pátios de instalações, constituindo uma faixa central na qual é distribuído o programa com divisórias e elementos construtivos a seco.
- Engenheiro estrutural: Gerardo Rodríguez (STATIC Ingeniería)
- Construtora: SEGIPSA – RTVE