A cidade de Almere na Holanda anunciou a proposta de projeto do MVRDV para a exposição Floriade 2022. Almere é uma das quatro cidades holandesas que competem para ser a próxima sede da prestigiosa exposição de horticultura, que acontece uma vez a cada dez anos no país. Na continuação mais imagens da proposta de MVRDV.
Ao invés de criar um local de exposição temporário, MVRDV projetou uma Cité Ideale que perdure no tempo e que serviria como uma extensão verde até o centro da cidade de Almere. Com base na investigação do plano urbano radical de Almere e o plano diretor de 2030, MVRDV projetou uma ambiciosa cidade sustentável, que se esforça para ser uma exposição 300% mais verde que a norma atual.
Almere Floriade se desenvolverá como uma espécie de tapeçaria de jardins em uma península de 45ha em forma de um quadrado. Cada bloco estará dedicado a diferentes plantas, com uma biblioteca central com uma ordem alfabética. Os blocos se dedicarão também ao programa, desde os pavilhões até as casas, escritórios e inclusive uma universidade que se organizará com um jardim botânico empilhado.
Os visitantes poderão alojar-se em um hotel de jasmim, nadar em uma lagoa de lírios e jantar entre roseiras. A cidade oferecerá habitações nos jardins, escritórios com interiores plantados e parques de bambu.
A exposição e o novo centro da cidade serão lugares que produzem alimentos e energia, uma área verde urbana que mostra com grande detalhe como as plantas podem enriquecer cada aspecto da vida diária.