Locado no centro da cidade do Porto, na praça Carlos Alberto, o Projeto de Requalificação Urbana Pátio Luso é composto por dois volumes com residências multifamiliares, comércio, serviços e um espaço de jardim comum. O programa de requalificação cobre 8 edificações e inicia com a mais emblemática, que abrigou o antigo “Luso Café”, referência da história da cidade, tendo servido, entre outras memórias, como sede da campanha do General Humberto Delgado para a eleição presidencial de 1958.
A edificação é composta por 23 habitações e distingue-se pela inovação estética da fachada interna do pátio comum, com janelas em toda sua dimensão, dando-lhe uma enorme transparência e leveza.
Tendo a meta de requalificar estes blocos de habitação, a solução proposta foi manter o componente histórico e patrimonial, combinando o antigo com um design funcional e contemporâneo. Tornando-o compatível com soluções atraentes para a população jovem, atende a necessidade de popular a região, que é uma estratégia de preservação da memória no tempo atual.
Seu jardim central caracteriza-se por ser o elemento unificador do conjunto, servindo como principal elemento de acesso para as habitações.
No interior dos apartamentos, buscou-se criar um espaço aberto e fluido, seccionando apenas o essencial. A sala de estar, voltada para o jardim comum, funciona como o ponto central da habitação, aumentando o convívio entre os familiares.