O local onde o projeto é implantado se encontra atravessado entre um bloco de casas geminadas e um número de residências unifamiliares. Os primeiros constituem completamente uma peça urbana que obstrui o território onde está implantada; os segundos, de menor tamanho, respiram dentro de lotes com vegetação abundante. As habitações a serem construídas tinham que fazer a transição entre ambas as tipologias aproveitando as condições do local.
Este é um terreno levemente inclinado, desde a rua até o interior, orientado em seu sentido mais longo, para o sudoeste, onde não só existem as melhores condições de aquecimento como também as vistas mais distantes até a serra costeira. Se faz necessário implantar um edifício que possa estender-se neste sentido longitudinal mas que permita também que as habitações fiquem orientadas ao meio dia e não diretamente de frente para os edifícios vizinhos.
Dados os condicionantes de superfície edificáveis e a altura reguladora resulta quase imediata a solução de seis habitações por andar, no térreo e dois andares. Estes se agrupam em dois núcleos de escadas que dão acesso a três habitações por patamar. Tem um elevador em cada núcleo de comunicação. Todos os espaços comuns permitem, também, o fácil deslocamento para deficientes físicos.
As casas seguem um modelo praticamente único. Possuem o formato em L e permitem a ventilação direta ao exterior de todas as partes. Funcionam entre si de modo que todas as salas de estar possam orientar-se bem e tenham aberturas tanto a sudeste como a sudoeste, com o objetivo de garantir que até o solstício de inverno estas receberão a insolação necessária. Em razão de poder regulamentar este aquecimento, estão dispostas a sudoeste umas persianas metálicas em folha que permitem graduar a incidência solar. A sudeste estão dispostos beirais que permitem evitar o sol de verão e facilitando seu caminho no inverno. Na confluência de ambas as orientações os beirais se complementam com persianas que evitem a insolação no ponto mais desfavorável.
Destes requerimentos básicos para o conforto dos usuários saem as principais características do edifício: um bloco em ziguezague disposto no sentido longitudinal do terreno abrindo as vistas no sentido da sua extremidade inferior.
Garante-se assim, também, a privacidade das habitações. Este bloco fragmentado evita se impor às habitações unifamiliares vizinhas como aconteceria se se tratasse de um bloco geometricamente compacto.
No interior das habitações a cozinha se coloca aberta à sala de jantar e se entende como um espaço dimensionado para que nela seja possível também lavar a roupa, de modo que os espaços de uso habituais durante o horário diurno estejam comunicados. Para cumprir os requisitos para o acesso, os corredores são articulados de modo que, para além da sala de estar, localizada em um de seus extremos, haja sempre outro espaço, o corredor de entrada, permitindo o giro de uma cadeira de rodas.
- Promotor: INCASOL
- Orçamento: 1.817.709,92 € (PEC)