O projeto tem como objetivo o aproveitamento de um terreno residual, com uma frente de 2,5m e profundidade de 47m que forma parte do arremate de outro terreno maior. Está localizado dentro da trama de San Antonio de Areco, cidade a 110km do centro de Buenos Aires com um entorno rural e uma forte vocação para a preservação da tradição arquitetônica.
A partir do dialogo com o entorno imediato e a reinterpretação das tipologias predominantes na cidade é que baseamos a solução projetual para esse terreno particular.
Foram projetados dos escritórios, cada uma composta por duas salas de trabalho, uma de reunião e outra de trabalho propriamente dito, um pátio e um núcleo de banheiro e cozinha, tudo na largura de 2,5m e pela mesma altura, não possui circulações nem corredores, retomando a ideia de passar de ambiente a ambiente como na casa do meio pátio ou “casa chorizo”, como uma reinterpretação ou evolução de uma tipologia abundante na zona.
No que diz respeito a materialidade, utilizou-se lajes pré-moldadas que foram simplesmente apoiadas sobre os muros perimetrais, devido o pequeno vão entre apoios. Essas lajes geraram as “caixas” que foram fechadas com esquadrias de PVC com vidro duplo para a isolação térmica, por ser a única face exposta ao exterior, composta por um grande pano fixo e uma porta de acesso.
Essa síntese construtiva é consistente com a síntese projetual que pede o terreno, o que o diferencia de forma estética e respeitosamente de seus vizinhos, carregados de história e de estilos, enquanto que, silenciosamente, os homenageia. A arquitetura criolla moderna.