A cidade é criada em situações de emergência. A obrigação por um lado de atualizar as infraestruturas que a constituem e por outro lado a necessidade de equiparar a sua capacidade a de outras cidades requer a incorporação contínua de novas tecnologias no espaço público. Uma vez superados os condicionantes econômicos, sua implantação por toda a cidade tem sido feito com critérios difusos, ligados ao desempenho mercantil e à inércia herdada de exemplos anteriores, tais como Times Square, em Nova York. Essa tendência têm conduzido os dispositivos visuais não comerciais de exibição como uma rara exceção no processo de digitalização da cidade. Além dos meios de informação eletrônica as experiências tem sido escassas e sempre reduzidas a uma condição temporária. Esta situação mostra que, se as empresas privadas têm encontrado o seu interesse nestes meios como suporte para fins de marketing, existem poucas instituições que possuem a capacidade de ativar o espaço público e de utilizá-lo para a criação de uma identidade local unindo-o aos processos abertos na cidade.
A fachada digital da Plaza de las Letras foi encomendada pela comissão da Área de Artes da Câmara Municipal de Madrid para dotar o centro Medialab-Prado com um desses sistemas de caráter não comercial como um laboratório para tornar visíveis suas pesquisas sobre a arte, o espaço público e novas tecnologias.
A nova fachada se tornou um novo espaço virtual para intercâmbio e comunicação com os visitantes e com os moradores do bairro. Concebido como uma infraestrutura de apoio capaz de promover a responsabilidade social, o engajamento cívico, a transmissão de informações, a interação social e as experiências lúdicas.
O sistema Led Action Facade é um modelo patenteado para a realização de fachadas digitais de grande formato. O dispositivo consiste de uma matriz regular de LED RGB implantadas através de cones de alumínio, cuja secção foi projetada para refletir o feixe de luz a partir de fontes emissoras e aumentar a visualização do telão.
A execução da Led Action Facade na calçada escalonada da antiga Serraria Belga, local do futuro centro Medialab-Prado, prevê a criação de um dispositivo de exibição que ocupa 144m2 composta por cerca de 35.000 LEDs aproximadamente.
O sistema permitiu a criação de uma mídia digital de geometria irregular facilmente adaptável preparado para a emissão de imagens de resolução média tanto estáticas como em movimento. Por outro lado, quando o sistema está desligado o conjunto de cones e LEDs, torna-se uma superfície vibratória ativada pela luz natural que se diferencia dos painéis urbanos convencionais.