Edifício LVII / Arquitectura en Movimiento

© Rafael Gamo

O projeto foi desenvolvido na colônia Condesa, num terreno de 143m², uma medida padrão na colônia. Compramos e demolimos uma casa e eu seu lugar construímos um edifício de cinco níveis.

Planta pavimento tipo

Por fim, ficou decidido construir quatro apartamentos, um por andar, e o térreo seria o estacionamento, com duas vagas para cada apartamento, além das áreas complementares como elevador, escadas e varandas-jardim.

© Rafael Gamo

O edifício foi desenhado para pessoas jovens que se identificam com a moda da colônia, que gostam de caminhar, usar bicicleta e que possuem interesse em viver num lugar com uma boa localização nesta grande cidade.

© Rafael Gamo

O nome do edifício “LVII” é uma interpretação do número oficial em números romanos.
Cada apartamento possui dois dormitórios com closets e banheiros com ventilação natural, sala de estar, jantar, cozinha aberta como o centro do apartamento, lavabo, quarto de serviços e varandas; a PH possui um telhado verde privado numa planta extra.

© Rafael Gamo

Baseados no projeto original, desenhamos cada interior de acordo com os requerimentos de cada cliente, cada um possui seu próprio caráter captado através das cores, os materiais e o design dos móveis.

© Rafael Gamo

O espaço interior está dividido em duas áreas: a social que integra o espaço de jantar, estar e a cozinha numa grande área aberta, a segunda é a área dos dormitórios oculta pelas portas de correr.

© Rafael Gamo

A fachada foi desenhada com uma profunda análise da Art Deco, utilizada com muita frequência nas décadas anteriores na colônia e que se misturou com desenhos pré-hispânicos e clássicos mexicanos. A solução final foi nossa reinterpretação deste tipo de desenho.

Corte 02

O vidro cobre completamente a fachada do edifício, com as varandas superpostas na pele de vidro com linhas delgadas de concreto e aço em cor preta. A verticalidade é acentuada com um painel vermelho que corre ao longo da área dos banheiros e que os protege da vista exterior. Os banheiros foram cobertos com placas de mármore branco e a luz que atravessa o dito painel cria uma sensação de sensualidade.

Onde está a entrada de cada um dos apartamentos, desenhamos uma escada de serviço com um gradil Irving que conecta as varandas interiores, decorados com jardineiras de aço preto.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Arquitectura en Movimiento
  • Ano: 2011
  • Área construída: 451,60 m²
  • Área do terreno: 143 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Metal
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Cidade do México, México
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitectos: Arquitectura en Movimiento Workshop
  2. Mobiliário: AenM interiorismo, Chrometro

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Edifício LVII / Arquitectura en Movimiento" 25 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-61322/edificio-lvii-arquitectura-en-movimiento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.