Fazer a própria casa é uma ilusão e um grande desafio. O Tempo ajuda a destilar as melhores essências, ajuda a dispensar o artificial.
O interesse pela cultura mediterrânea tradicional e a sabedoria popular, a aposta numa arquitetura abstrata e atemporal, e o pensamento sobre a sustentabilidade de uma maneira muito profunda são as sementes que estimulam a formalização do projeto.
A casa ocupa a área máxima permitida em apenas um nível e aposta em ganhar área uma vez que o volume está em permanente contato com o exterior. Cada dormitório dispõe de um pátio que são reunidos em torno de um corredor central que estrutura os outros usos e une todos os espaços.
O material escolhido (alumínio) e a construção com painéis de maneira contralaminada (KLH), são leves e permitem uma construção seca, além de agilizar a execução da obra que duraram seis meses. A textura e a cor da fachada (chapa de alumínio anodizado) estabelecem uma relação abstrata com a paisagem, em permanente mudança.
Uma bomba de calor geotérmica proporciona o conforto necessário tanto no inverno como no verão. La apuesta por un solo subministro (o elétrico) simplifica a execução. O investimento na geotermia desempenha um ótimo resultado: 30,21 kWh/m² ano.
Levando em conta que no pavimento semienterrado há um escritório profissional com 8-10h de funcionamento diário, esta eficiência é formidável. A composição da fachada ventilada formada por chapa de alumínio anodizado, isolante, painel portante de madeira contralaminada e uma placa de gesso – no interior com apenas 173mm de espessura – é a solução perfeita para ganhar área útil interior sem renunciar o conforto que a fachada ventilada fornece nas nossas latitudes.
- Montagem KLH: Tecnifusta Figueras
- Instalações: ITG
- Carpintaria: Mobles J. Coll
- Serralheria: Moises Llorente
- Móveis de aço: Metàl·liques Olot
- Lacado: Brillauto, SL.