Essa casa passou por uma série de renovações no século passado; a residência original, em estilo Eduardiano, foi convertida em apartamentos nos anos 30 e depois em uma grande casa familiar nos anos 80. Nossa avaliação sobre ela nos levou a restaurar a fachada Art Deco, manter a identidade existente e adicionar um terceiro pavimento.
Sua localização é em uma direção diretamente oposta à praia no Middle Park, repleta de uma bela iluminação quando o sol da manhã revela o jardim e o sol da tarde se põe no horizonte da baia.
Tivemos a sorte e a oportunidade de viver na casa por um ano durante o processo de projeto. Essa experiência nos inspirou a projetar uma série de espaços calmos que poderiam ser articulados com a luz.
O planejamento foi cuidadosamente considerado para criar uma série e cômodos distintos, ao invés de um plano aberto. Os móveis são dispostos a fim de criar espaços, ainda que permitam uma visão fluida entre os cômodos, até o horizonte.
Os materiais foram selecionados para criar tons discretos dentro de uma paleta neutra. Essas cores dão apoio ao jogo de luzes em diferentes momentos do dia. O sentimento que isso causa é extremamente suave e podemos nos sentir visualmente e emocionalmente conectados toda hora às amplas vistas do mar, do céu e do jardim. Ao mesmo tempo, a casa transmite um sentimento de intimidade e aconchego, perfeito para a vida em família.
A intenção original de nosso cliente era demolir a casa existente e construir uma estrutura completamente nova. Após viver na casa durante um ano, nós pensamos que a edificação existente trabalhava bem com o jogo de vistas e de luz, além de ter uma personalidade distinta. Resumindo, seria uma pena demolir a casa que ali permanece por um século.
Em todo o projeto mantivemos a visão de manter o quanto fosse possível do ambiente da casa. Alguns negócios que existiam há 100 anos não vigoram mais ou são considerados muito caros. Então escolhemos restaurar o prédio existente e proteger o artesanato do período Art Deco.
Nós acreditamos que sustentabilidade é preservar o quanto pudermos sem desperdiçar o material existente. Dessa forma, a decisão mais substancial quanto à sustentabilidade foi trabalhar com o corpo existente da casa.
Uma vez que essa decisão foi tomada, materiais e serviços foram todos projetados em cima de princípios de sustentabilidade, incluindo um sistema de aquecimento hidrônico que funciona de forma inteligente, janelas com vidros duplos e janelas sombreadas para evitar o uso de cortinas e telas.
Nós selecionamos materiais naturais como pedra e madeira manchada (e não pintada); as janelas são de aço ou de madeira e não de alumínio. Além disso, foram usados atributos EDS (Education for Sustainable Development), como sistema de aquecimento de água através da energia solar, aquecimento solar da piscina e recolhimento da água da chuva para o sistema de irrigação do jardim.
Arquitetos: Kerry Phelan Design Office & Chamberlain Javens Architects
Localização: Beaconsfield Parade, Melbourne VIC, Austrália