Em concurso, a FHE – Fundação Habitacional do Exército – escolheu esta proposta para a realização de sua sede, com aproximadamente 30 mil metros quadrados de área construída.
De modo coerente com os objetivos da instituição, o seu edifício-sede manifesta com clareza os princípios de robustez, facilidade de acesso e transparência.
A implantação em poucos volumes puros estabelece uma relação de complementaridade com a paisagem adjacente e o Oratório do Soldado – projeto de Milton Ramos – ampliando a área de influência do conjunto.
O edifício de escritórios é composto por dois blocos desnivelados entre si e separados por um átrio central. A iluminação difusa e ventilação natural climatizada deste último ambientam com qualidade e economia energética os espaços de trabalho.
O paisagismo complementa o conjunto em relação mimética com o cerrado adjacente e em desenho referente à praça Duque de Caxias – de Burle-Marx – próxima.
A tecnologia construtiva alia a tradição e simplicidade da estrutura em concreto armado à rapidez de montagem e qualidade de acabamento industrializada dos componentes de cobertura, vedação, forro e piso.
Fornecedores
- Divisórias internas: Divdesign
- Piso elevado: Tate
- Carpete: Blue Ridge
- Alumínio composto: Alucobond