Localizado na borda de uma fábrica de cimento no Rajastão, Índia, a casa foi projetada em resposta ao clima com longos meses de verão com temperatura média de 45º C. Volumes de concreto, organicamente de variadas proporções, radiantes do centro se abrem para um pátio criando uma série de espaços esculpidos na casa.
O layout é evocativo em princípio dos tradicionais pátios das casas indianas que criam um ambiente mais fresco em meio à batalha contra o extremo calor do clima. Cada um dos cômodos está orientado para capturar a paisagem que se altera em cada lado através de aberturas profundamente rebaixadas que formam espaços de abrigo transitórios entre o dentro e o fora enquanto reduz consideravelmente o ganho de calor dos espaços internos.
Além disso, a maioria dos cômodos se abre para espaços ajardinados cobertos, com privacidade, que são criados com a grama cobrindo as bordas de terra, externamente. Isso transfere o pátio interno como um espaço de pátio externo de certo modo, criando também espaços externos mais frescos.
Enquanto a maioria dos extensivos requerimentos do cliente foram organizados ao redor de um grande pátio central, quartos de hóspedes adicionais estão localizados ao longo de um pátio menor, ambos conectados por um corredor aberto. Cada um dos banheiros e vestiários também, abertos para um pequeno pátio externo ajardinado.
Angulados em diferentes direções com variações volumétricas, a casa é construída quase que inteiramente em concreto aparente criando uma presença escultural. Cada um dos espaços internos possui uma identidade única com os espaços aberto, fechados e semi- fechados, constantemente se alterando com relação a quem se movimenta na casa ou em cada um dos quartos.
O planejamento garante ventilação cruzada para todos os espaços da casa. Esse aspecto junto com a criação de grandes pátios internos ajardinados, o pátio externo menor e as janelas profundamente rebaixadas criam uma casa que é muito mais fresca interna do que externamente, fazendo-a extremamente eficiente em termos energéticos.
O concreto foi escolhido tanto pela sua acessibilidade com a fábrica de cimento ao lado assim como pelas suas propriedades termais.
O edifício é icônico e escultural na aparência ainda que sensível ao clima e ambientes adjacentes. Os pátios internos e terraços são cercados com grandes montes de terra que dão privacidade ao usuário e sombra constante aos espaços internos.
Essa residência é relativamente grande, devido aos requisitos do cliente, é projetada em resposta ao clima desértico da sua localização e é construída sustentavelmente com ventilação natural facilitada através da casa com ganho de calor minimizado para aumentar sua eficiência energética.