Conceito
O projeto é uma casa unifamiliar para uma família de quatro pessoas na periferia da pequena vila Bohumileč na região de Pardubice. A solução volumétrica da casa foi inspirada pelo design da casa rústica com telhado de duas águas. Volume e simplicidade material unem a casa com sua estrutura natural e urbana. O edifício pretende ser um discreto, ainda que expressivo “residente” do lugar.
A orientação sul do prédio junto com a direção leste – oeste da vista para o campo define o eixo, o qual o plano térreo da casa está baseado. O eixo leste – oeste divide a casa na área de vivência sul e a asa de serviço norte. O edifício está incorporado em um “micro – mundo” do lote no final da aldeia. O lote está cercado por uma barreira de árvores adultas.
Solução Arquitetônica
O térreo envolve um espaço integrado da sala de estar e de jantar interligadas. A cozinha e as salas de trabalho dos funcionários liga o espaço pelo norte. A escada de serviços central e a área de entrada estão localizadas na fachada de frente ao norte da casa. Os quartos com orientação sul e o hall da caixa de escada com o compartimento com vista para o campo, estão localizados no primeiro andar, com o banheiro e o lavabo na zona norte.
A casca de madeira da casa esconde o interior nas cores branca. O colorido da casa trás o colorido dos arredores verdes. As cores do ambiente infiltram na casa e mudam durante as estações.
Arquitetos: mimosa architekti
Ano do projeto: 2010
Fotografias: Lucie Mlynarova