Este projeto está localizado na pré-cordilheira central do Chile, ao leste da cidade de Curicó. O lugar é uma reserva privada de bosques centenários de diversas espécies de árvores.
Dado à densidade impenetrável do bosque existente no lugar, é impossível estabelecer marcos geográficos, grandes vistas ou orientações determinantes que nos sirvam de guia ou nos permitam começar um projeto com claridade. Estabelecemos, então, uma estratégia definida a partir dos vazios ou clareiras de luz existentes no denso bosque. Para se adaptar a estes espaços foi decidido distribuir o programa da casa em três volumes: acesso, espaços comuns e dormitórios, que se acomodam nestes vazios pré-estabelecidos de acordo com sua ótima orientação.
Sob este princípio o acesso a casa está no eixo de um caminho existente. O volume de espaços comuns, que contém o estar, a cozinha e um espaço exterior coberto está com suas fachadas principais orientadas na direção norte-sul, e o volume de dormitórios, de dois níveis, está com suas fachadas principais no sentido leste-oeste. Finalmente, as circulações e grandes vistas dos espaços comuns são voltadas para o espaço exterior, contidas por ambos os volumes principais.
Aproveitando a inclinação natural do terreno e a disposição do programa em volumes independentes, criamos uma brecha de meia altura entre o volume dos dormitórios sobre os espaços comuns, desta forma são gerados distintos horizontes de relação com o entorno e é permitida a circulação mais fluída no interior da casa.
Além de buscar um respeito máximo com o entorno, esta distribuição desagregada do programa propõe uma forma de descobrir o denso boque através do percurso pelo interior da edificação.
A materialidade foi pensada diretamente de acordo com a mão de obra disponível na região, altamente qualificada em construção de madeira. Por isto, foi proposta uma estrutura de madeira de pinus, revestida exteriormente com uma trama de ripas verticais de pinus impregnado de 1×2’’ sem tratamento.
- Consultoria Técnica: Juan Acevedo, Jorge Montegu