Fort Worth, Texas, contem uma das poucas casas construídas por Paul Rudolph fora da Flórida. A Residência Bass, do início dos anos 70, é uma tentativa de fundir o novo e o antigo: “cuja riqueza não vem do ornamento aplicado, mas sim de complexidades espaciais desenvolvidas a partir da estrutura e da elaboração tridimensional do programa”.
Esta casa é uma das obras construídas mais ambiciosas de Rudolph. A intensidade de sobrepor volumes horizontais, em balanços pronunciados, mostra o rigor projetual. Uma unidade coesa e de fácil compreensão.
Por encargo de Ana e Sid Bass em 1970, esta casa foi projetada para acomodar um extenso programa, assim como uma ampla galeria de arte contemporânea.
O projeto busca a ilusão de que a casa é composta por uma série de volumes e planos que levitam, além de partes verticais menos óbvias, como os painéis de vidro, e de alumínio esmaltados em branco. Um dos únicos componentes verticais, talvez o mais visível, é a parede que marca a esquina do jardim interior, a localização perfeita para se mostrar o contraste com as lâminas horizontais.
Embora existam quatro pavimentos principais, a residência Bass se distribui em 12 níveis diferentes. O pátio abre-se para revelar uma vista ao jardim, projetado por Robert Sion e Russell Page, com a intenção de desenvolver a proposta além do entorno imediato da casa, mas que ao mesmo tempo contempla a si mesma.
A casa foi construída deliberadamente entre as árvores da ladeira de Fort Worth. Seu contexto natural e as áreas verdes também estão conectados ao jardim, formando um ambiente natural mais amplo.
A entrada principal encontra-se no nível superior da casa, acessível pelo caminho que se estende desde o oriente. Os salões de estar principais estão em balanço sobre a pronunciada inclinação do terreno, projetando vistas panorâmicas da paisagem, demarcadas pelas paredes brancas do interior.
Construída com vigas de aço em balanço, janelas de vidro de piso a teto, colunas delgadas de acesso, e painéis de revestimento pré-fabricados, a casa se insere em um sistema reticular, que serve como base para suas dimensões verticais e horizontais.