O Restaurante Cumarú, localizado na avenida Nueva Costanera, em Vitacura, Santiago do Chile, surgiu a partir da materialidade. Os proprietários do restaurante conseguiram uma grande quantidade de madeira cumaru, nobre. A primeira consideração foi optar pelo material, como o único. Assim, o interior e o exterior do edifício, tetos, esquadrias, pisos, deck e paredes divisórias foram feitos de madeira.
Uma segunda ideia foi enterrar o edifício para obter novos patamares e pés-direitos maiores nas salas e jardins. Um terraço sobre um deck de madeira sob as árvores foi criado, na parte traseira, com um bar e um terraço frontal para a rua, enterrado, a fim de ser protegido dos carros, mas não dos pedestres. Um terceiro terraço, coberto e protegido do vento, foi locado no segundo pavimento, aberto para a rua e para o jardim posterior, onde há dois sofás próximos a cozinha, no centro, que permite interação do chef com o público, além de possibilitar eventos e aulas de culinária.
Um luminoso vermelho é o único elemento que se destaca acima da madeira. A parte acústica foi resolvida com o uso de uma chapa de aço perfurada no forro. A iluminação combina luzes frias e quentes, que evidencia a espacialidade e as tonalidades próprias da madeira cumaru.