O arquiteto japonês Tadao Ando e o Conselho Japonês de Esportes (JSC) lançaram um Concurso Internacional de Projetos para o Novo Estádio do Japão.
O Estádio se tornará o novo símbolo do Japão com características de eventos de ordem mundial com a maior capacidade de espectadores do mundo.
O estádio está programado para receber as competições de 2018 e já se comprometeu a abrigar a Copa Mundial de Rugby de 2019. Também se oferecerá para sediar a Copa do Mundo da FIFA, os Campeonatos Mundiais de Atletismo da IAAF, concertos feitos por nomes reconhecidos mundialmente e uma grande variedade de eventos significativos no campo artístico e cultural.
Se o Japão for selecionado para sediar os Jogos Olímpicos de 2020 certamente será o cenário principal do evento.
O presidente da JSC, Ichiro Kono descreve as intenções do conselho: “Como o estádio é completamente novo, nós queremos criá-lo de forma completamente nova, com participação total do público e nos comprometemos a realizar o processo todo – da concepção à conclusão – de forma completamente transparente. O que o Japão precisa agora é o poder dos sonhos.”
As inscrições estarão abertas até as 17:00hs do dia 10 de Setembro de 2012. A proposta vencedora receberá 20 milhões de yen (aproximadamente 5.000 dólares). Mais informações no site oficial da competição: http://www.jpnsport.com/en/index.html
Presidente do Júri: Tadao Ando
Membros do Júri: Hiroyuki Suzuki, Takayuki Kishii, Hiroshi Naito, Makoto Yasuoka, Junji Ogura, Shunichi Tokura, Norman Foster, Richard Rogers, Ichiro Kono
Tadao Ando, presidente do juri comentou: “Nosso desejo é ver um estádio projetado por alguém que compartilha a Terra com sabedoria e tecnologia, olhando para o future do planeta”.