Tanto o projeto arquitetônico quanto o paisagístico respeitam estritamente o objetivo do projeto e o contexto do terreno caracterizado pelo toque de uma considerável saliência morfológica com árvores, arbustos e áreas cobertas por grama que descem da Cerná Hora para a cidade. O volume total do edifício é reduzido tanto quanto possível através da sua fragmentação em módulos estruturais suavemente modelados em curvas orgânicas de modo que a estrutura total do edifício seja visualmente ligada à inclinação da encosta Cerná Hora. As áreas de grama fundem-se suavemente à cobertura metálica.
Os diferentes módulos do projeto encontram-se em um topo arredondado de onde continuam a caída inclinando-se em direção ao limite oeste do terreno. A intervenção da estrutura é minimizada especialmente a partir de todos os lados visíveis à cidade. O solo escavado é reutilizado para a modelagem do terreno e o embasamento do terraço, reduzindo a operação e o custo de energia do edifício. O projeto foi pensado nos princípios da “arquitetura da paisagem” e cumpre todos os parâmetros para um edifício sustentável energeticamente.
O edifício está implantando ao lado de uma piscina descoberta que pode ser operada interconectadamente à piscina interna no verão. O edifício é divido funcionalmente em três níveis, formando seções operacionais: a área tecnológica está no subsolo e no primeiro andar, enquanto que o térreo inteiro é dedicado ao público e seu relaxamento nas águas.
O espaço da piscina olímpica é composto como um espaço central vertical que se estende por dois andares cobertos por um telhado que desce em direção ao lado oeste do terreno, que é visualmente completamente aberto ao espaço externo de lazer – uma parte pátio, e outra uma piscina de mergulho. O edifício abriga acomoda uma piscina olímpica de 25m com cinco raias, outra piscina de lazer para não nadadores, uma banheira de hidromassagem e uma sauna. O pátio de lazer pode ser acessado pela sala tobogã, que é formada por uma saliencia modular a partir do salão central que assume a geometria da cobertura e termina com um elemento vertical na forma de uma torre para o acesso ao topo do tobogã. A sala tobogã apresenta uma saída para a parte externa da piscina de mergulho, através de bancos e ventiladores.
A estrutura principal do edifício é a combinação de concreto reforçado feito in-loco e uma estrutura de aço de suporte do telhado e do revestimento transparente. A estrutura da cobertura tem uma composição compacta, espuma isolante térmica e telhada de chapas de aço com juntas verticais.
Materiais naturais foram selecionados em suas cores e padrões naturais: concreto armado aparente refletindo a textura da placa de cofragem, granito preto para o piso no térreo e no pátio, e concreto para o piso nas salas técnicas. A construção articulada do telhado é em treliças de madeira colada com painéis acústicos entre elas. A estrutura metálica no salão da piscina é revestida com tinta multi-layer cor silvergray (cinza prateado). A telha é feita de folhas de titânio peroxidadas.