Em Buenos Aires foi realizada a premiação Holcim América Latina. Este é um prêmio que, ao contrário da grande maioria que coloca o enfoque nas qualidades puramente arquitetônicas, possui uma visão integral, observando não só os aspectos interessantes, mas também o compromisso social, econômico e sustentável para com a região onde estão inseridos.
Este ano os prêmios foram direcionados aos projetos de interesse social, com foco em três áreas importantes para o continente :primeiramente o Brasil, que como sabemos enfrenta significativas mudanças urbanas para sediar futuros eventos esportivos de participação mundial, a seguir o Chile, que em 2010 foi atingido por um grande tsunami ao longo da sua costa e, finalmente o México, que está enfrentando uma terrível onda de mortes devido ao tráfico de drogas.
Apresentamos abaixo os três projetos vencedores:
HOLCIM AWARDS GOLD PARA UM CENTRO DE INFRAESTRUTURAS CÍVICAS NO BRASIL
Um edifício público multifuncional na favela Paraisópolis de São Paulo, Brasil, venceu o prêmio principal no valor de 100.000 dólares. A Grotão – Fábrica de Música impede a continuação da erosão e desabamentos perigosos de terras nos declives íngremes e providencia infraestruturas sociais e culturais a uma comunidade que se encontra de fato separada da cidade formal.
O projeto, chefiado por Alfredo Brillembourg da Urban Think Tank, inclui um espaço público disposto em plataformas, que apresenta áreas para agricultura urbana, um sistema de gestão de águas, um anfiteatro público, uma escola de música, um pequena sala de concertos, instalações desportivas, espaços públicos e infraestruturas de transportes.
O chefe do júri e reitor do Departamento de Arquitetura da Universidad Iberoamericana (UIA) na Cidade do México, Carolyn Aguilar, elogiou o projeto pelo seu conceito unificador, instalações culturais de grande qualidade, qualidade arquitetônica, e envolvimento integrado da comunidade local numa abordagem de gestão e planificação inclusivas a nível social. “O projeto tem o potencial de contribuir para um enriquecimento da consciencialização e coesão sociais na área e aplica traços técnicos de forma exemplar e educativa,” referiu ela.
Projeto: Paisagem, desenho urbano e infraestrutura
Construção: Junho 2011
Autor: Alfredo Brillembourg, Urban Think Tank, Brasil
Autor adicional: Hubert Klumpner, Urban Think Tank, Brazil
HOLCIM AWARDS SILVER PARA UM PLANO MESTRE RE RECONSTRUÇÃO O PÓS-TSUNAMI NO CHILE
O Holcim Awards Silver foi concedido a uma solução estratégica ao risco de terremoto e de tsunami na cidade costeira de Constitución, no Chile. Em vez de considerar uma proibição de construção ou a instalação de uma barreira maciça ao longo das áreas de risco, o projeto, chefiado por Alejandro Aravena da ELEMENTAL S.A., recomenda a plantação de florestas ao longo das áreas propensas a inundações para dissipar a energia das ondas através de fricção e a implementação de restrições específicas quanto ao uso e disposição de espaços na área de risco.
O projeto defende uma estratégia a longo prazo para modernizar o ambiente construído em vez de implementar um plano de ação ad hoc para reconstruir a parte da cidade que foi destruída pelo tsunami e terremoto. A abordagem foi também aplaudida pelo júri por integrar a participação dos cidadãos no sentido de melhorar a sensibilidade contextual e social do plano mestre.
Construção: Janeiro 2012
Arquiteto: Alejandro Aravena, ELEMENTAL S.A., Chile
Autores adicionais: Víctor Oddó, Gonzalo Arteaga, Fernando García-Huidobro, Diego Torres, Cristián Martínez, and Juan Cerda, ELEMENTAL S.A., Chile, Alejandro Gutiérrez, Arup, United Kingdom, Eugenio Tironi, Tironi Associados, Chile
HOLCIM AWARDS BRONZE PARA UM PLANO MESTRE DE REGENERAÇÃO URBANA NO MÉXICO
O Holcim Awards Bronze foi concedido a um plano mestre concebido por Jose Castillo da arquitetura 911sc para o setor noroeste de Ciudad Juárez, México, que sofre pela violência crescente devido à sua posição estratégica relativa ao tráfico de drogas e de armas.
O projeto baseia-se na consolidação das bacias de retenção de águas existentes para mitigar inundações futuras, e a sua conversão em espaços públicos, incluindo terraços agrícolas, workshops comunitários, lotes comerciais, espaços de recreio, instalações desportivas, um parque de skate e unidades de alojamento inovadoras do ponto de vista social.
O projeto foi reconhecido por oferecer espaço para atividades econômicas, educativas e recreativas, com a intenção geral de reforçar as redes comunitárias.
Projeto: Paisagem, desenho urbano e infraestrutura
Construção: Julho 2011
Autor: Jose Castillo, arquitectura 911sc, Mexico
Autor adicional: Saidee Springall, arquitectura 911sc, Mexico
Cerimônia em Buenos Aires como parte de uma série de cerimônias Holcim Awards em 2011
A cerimônia de entrega de prêmios Holcim Awards para a América Latina, ocorrida em Buenos Aires, segue-se à apresentação de vencedores em Milão e Casablanca. A série de eventos continuará em Washington DC e será concluída em Cingapura. Os projetos agraciados com os Holcim Awards Gold, Silver e Bronze em cada região qualificam-se automaticamente para os Global Holcim Awards no próximo ano. Além disso, todos os projetos vencedores a nível regional – incluindo os vencedores Acknowledgement e “Next Generation” – irão automaticamente concorrer aos prêmios Global Holcim Innovation, que serão apresentados em 2012, coincidindo com o centenário do Grupo Holcim. Os vencedores dos Global Holcim Awards serão anunciados em abril de 2012.
O Holcim Awards é um concurso internacional da Holcim Foundation, que visa projetos de construção sustentável inovadores, orientados para o futuro e tangíveis e oferece um prêmio em dinheiro de US$ 2 milhões por ciclo de concurso de três anos. O concurso é realizado em cooperação com universidades parceiras de renome: Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich), Suíça, Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge, MA, EUA; Universidad Iberoamericana (UIA) na Cidade do México, México; Ecole Supérieure d’Architecture de Casablanca (EAC), Marrocos; Indian Institute of Technology (IIT Bombay) em Mumbai, Índia; Tongji University (TJU) em Xangai, China; Universidade de São Paulo (USP), Brasil e a University of the Witwatersrand (Wits) em Johanesburgo, África do Sul.
Maiores informações e os demais premiados em : Holcim Foundation
Fonte : Holcim Foundation