Entrevista concedida por naf architect & design
1a. Como você obteve esse projeto? Quem é o cliente e o que foi solicitado por ele?
O nome do cliente é o Sr. Kanji KATO dono uma clínica dentária em Higashi Hiroshima e estuda pintura de estilo japonês como hobby. Seu professor é o Sr. Kakudo GOAMI, um pintor de estilo japonês que também é presidente honorário da Associação de Pintura de Estilo Japonês de Hiroshima e que recebeu inúmeros prêmios. Kato estava planejando um museu de Kakudo GOAMI com a esperança de exibir as obras do Sr. GOAMI para um público maior. Sr. Kato tinha visto o meu projeto, FLAT FORM, um complexo comercial construído há vários anos e considerou que eu era um candidato ideal para o arquiteto do museu.
1b. É um museu privado ou aberto ao público? O que exatamente é exibido em seu interior?
É um museu financiado e de propriedade pessoal do Sr. KATO, mas qualquer pessoa pode vir e ver. De todas as obras expostas, há aquelas do Sr. Kakudo GOAMI, propriedades doo próprio artista ou do Sr. Kato, muitas das quais não haviam sido expostas em museus públicos.
2a. Por favor, descreva o processo de design. Como você chegou à forma final?
As obras do Sr. GOAMI formam imagens marcantes de várias luzes, assim, decidi projetar o edifício focando na luz natural. Luz suave e difusa vindo de cima, derramando luz direta através de topo do cilindro branco para condensação de luz que se espalha no primeiro andar, a luz suave de fendas nas paredes refletindo sobre o verde exterior, fragmentos de luzes gráficas vertendo através de 432 lentes nas paredes de concreto; dessa forma, o espaço é preenchido com vários tipos de luzes. Como um espaço de exposição não houve necessidade de estrutura, como pilares e vigas, mas uma parede tão grande quanto possível foi usada. O fator importante do museu foi a de incorporar a luz natural e ao vento, de modo que as quinas fossem cortadas com fendas para que não interferissem na exposição. Essa ideia teria deixado o edifício estruturalmente frágil, por isso estudamos uma forma racional, que era estruturalmente estável como dobrar uma folha de papel, um origami, dobrado muitas vezes para fazer vários cantos, com maquetes e análise de estrutura tridimensional feita por computador.
2b. Qual é a relação entre a edificação do museu e seu entorno? Em que tipo de vizinhança esse museu se localiza?
O lugar se encontra em uma calma e pacífica cena rural, onde se tornou completamente escuro à noite sem a iluminação pública. Este edifício é automaticamente iluminado quando escurece, iluminando suavemente seus arredores. Tornou-se um marco da área.
3. Qual a relação entre o objeto em exibição (Pintura em Estilo Japonês) e o espaço arquitetônico?
Por favor, veja a resposta da questão 2a.
4. O que faz esse museu diferente de um museu comum?
Eu me concentrei em levar em conta tantos fatores ambientais quanto possível no espaço expositivo. Luzes artificiais no espaço de exposição são limitadas ao mínimo. Os trabalhos são basicamente vistos com luz natural, que muda ao longo do ano, dando a impressão diferente, conforme o clima do dia e época do ano. O espaço de exposição é intencionalmente projetado para ser suscetível ao meio ambiente.
5. Que impressão você espera que o visitante tenha depois de visitar o edifício?
Gostaria que os visitantes sentissem, com seus corpos inteiros, através desta construção, a atmosfera de profundidade e suavidade criada pelas pinturas de Mr. Kakudo GOAMI, baseadas no espírito nobre do Oriente e na mudança única das quatro estações no Japão.
- Área total: 191,24m²
- Área Projetada: 99,55 m²