Escola de Música, Artes e Artesanato / Contemporânea

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerr

Desenvolvemos a escola como uma tira larga alinhada ao antigo edifício da estação de trem, flexionando-a ligeiramente, no centro a Norte, para atender à reparação de das locomotivas destinadas ao bar-restaurante do local.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Neste ponto de mudança na direção, que coincide com a entrada ao átrio da escola, inseriu-se, quase que perpendicularmente, o auditório, que cruza o terreno. Aproveitando a caída do anfiteatro – que descerá do primeiro andar até o solo- criou-se um arco de vão generoso que, ao mesmo tempo, marca, cobre e protege a entrada, permitindo a continuidade visual da progressão do volume da construção.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Este eixo de alinhamento profundo e complexo segue a recuperação recente da antiga estação e a plataforma de mercadorias que dramatiza o espaço entre as peças antes mencionadas: o arco no auditório contribui com a continuação de uma atmosfera “metafísica” que os outros arcos –os da estação- haviam anunciado anteriormente.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A disposição exterior explora o sentido de uma “rua” com a criação de pavimentos de pedra e com a pintura das paredes de concreto com um vermelho escuro, com o objetivo de reforçar a dimensão longilínea do lugar.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

As janelas ao sul serão abertura em uma sequência como “código de barras”, enchendo os corredores com uma iluminação em faixas.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

No extremo Oeste, haverá dois pavilhões metálicos, com a mesma seção de um edifício de pedra existente que abriga o Arquivo Histórico.  Trata-se de “carros”, um pouco desordenados, que recebem um Museu da Ferrovia no futuro.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Contemporânea
  • Ano: 2008
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Chaves, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Contemporânea / Manuel Graça Dias + Egas José Vieira
  2. Coordenação: Luís Torgal
  3. Colaboradores: Duarte Correia, Amílcar Duarte, Mihai Varzan, Sara Baptista, Marta Quinaz, Sofia Sanches, Sara Rodrigues
  4. Maquetes: José António Aires Pereira

 

  1. Cliente: Câmara Municipal de Chaves

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Escola de Música, Artes e Artesanato / Contemporânea" 11 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-64019/escola-de-musica-artes-e-artesanato-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.