O projeto é desenvolvido em um lote cujo fundo coincide com o perímetro de um bairro privado e, além de seu limite, estendem-se campos com plantações, possibilitando uma visão mais ampla da paisagem e do entorno e proporcionando também mais privacidade ao fundo do lote. Coincidentemente, a fachada do fundo é orientada para norte, logo, o setor mais reservado da casa possui a melhor orientação.
O projeto deveria contemplar uma área social ampla e diretamente relacionada ao pátio e à galeria, enquanto os dormitórios e grande parte da área privada estivessem localizados no piso superior.
Com estas premissas e como resultado das dimensões e as determinantes das laterais do lote, decidiu-se dispor toda a largura da sala de estar com a galeria, localizada ao fundo e elevar o volume dos dormitórios das crianças na frente do lote, criando uma garagem coberta atendendo a solicitação de duas vagas.
Este movimento simples libera a fachada no nível térreo, e ao mesmo tempo servindo como uma moldura que enfatiza as vistas da fachada principal para o jardim do fundo ao mesmo tempo em que aproveita a melhor orientação. Para criar esta grande influência visual no projeto, o volume dos dormitórios é apoiado em apenas quatro pontos.
O piso contínuo em L, no qual estão distribuídos a lavanderia, o dormitório de hóspedes e a suíte principal, abre-se para um terraço. Morfologicamente, o projeto é desenvolvido em três volumes simples que estão dispostos pela verticalidade da caixa de escada, que também serve como uma rótula que organiza as funções internas da casa. Na sala de estar há um terraço que pode ser acessado independentemente a partir do exterior, ampliando o campo visual.
O uso da linguagem contemporânea de linhas puras e simples é complementado pelo uso de uma única cor para o revestimento, utilizando o acabamento em pedra para elementos específicos que se desejou destacar.
Informação Complementar:
- Engenheiros: Javier Pérez, Ezequiel Rigiardi