Em 4 de setembro de 2012, às 17 horas, começará com a palestra do vencedor do Pritzker 2012, Wang Shu, a exposição de projetos de arquitetos chineses que tem como objeto a pesquisa teórica em arquitetura e design e a prática da construção, aquecida em todas as cidades contemporâneas da China, mas particularmente na cidade de Xangai. Organizada pela Trienal de Milão e o curso de Engenharia/Arquitetura da Universidade de Pavia, o centro dos debates será no Desenvolvimento Urbano e na Arquitetura graças ao contexto cultural ligado à Universidade Tongji. Mais informações a seguir.A Universidade de Tongji assinou acordos importantes com o curso de Engenharia/Arquitetura da Universidade de Pavia, como o Programa de Graduação Dupla em Engenharia e Arquitetura para o intercâmbio de estudantes e professores e o reconhecimento mútuo do diploma, para designers e arquitetos. A arquitetura de alta qualidade chinesa, cada vez mais enfocada em questões ambientais, aos detalhes, inovação de materiais, e desenvolvimento sustentável, evidenciado nas construções da Expo Xangai 2010 e em alguns projetos.
Com o recente reconhecimento do Prêmio Pritzker 2012, considerado o Nobel da Arquitetura, o arquiteto chinês Wang Shu tem a oportunidade de estudar mais profundamente essa realidade e começar a pensar disciplinarmente o projeto ilustrado pelos vinte e sete arquitetos chineses formados pela Universidade de Tongji, de Xangai.
A exposição será inaugurada no dia 4 de setembro, seguida por uma palestra de Wang Shu, introduzida pelo professor Zheng Shiling (Membro da Academia Chinesa de Ciências) com a apresentação do professor Angelo Bugatti (Presidente do Curso de Engenharia/Arquitetura da Universidade de Pavia) e Claudio De Albertis, presidente da Trienal de Milão.
Para mais informações, visite aqui.