Para Focus Lighting, o desafio era integrar a arte, a luz e a arquitetura na sede corporativa, de usos múltiplos, sala de exposição e o local de trabalho de engenharia projetado por Sasaki Associates. Usando apenas LEDs, dois portais de entrada de nove metros de largura destacam a transição do vestíbulo principal nas oficinas da engenharia. Criado com retro iluminação LED controlável de resina incrustada com fibra ótica, o portal se converte num ambiente imerso de luz e cor, onde o usuário o atravessa.
Um escritório sem teto que oferece uma vista clara das mudanças do céu, nesta situação o céu vai alterando sua cor a partir de um sistema de iluminação posterior que envolve ao teto e simula o movimento das nuvens.
O vídeo “wall-wash” mostra aos clientes projetos terminados, que iluminam as paredes laterais do vestíbulo. Todas as paredes deste e as entradas são delineadas por uma revelação luminosa.
Os seis metros lineares mudam de cor a cada oito metros, sobre cada estação de engenharia é criado um repetitivo arquitetônico denominado “raio de cor”, gerando padrões à longa vista e um entorno controlável do usuário que altera de cor para o trabalhador.
A sala de exposição e de reuniões dispõe de telas móveis, acentuadas com perímetros coloridos. Cada tela mostra o melhor uso dos produtos de clientes de iluminação. A sala de exposição está rodeada por cortinas de gaze à contraluz, para proporcionar uma cor de fundo limpo e, assim, estabelecer a separação de produtos.
O projeto foi concebido a partir de um computador e um programa de modelação 3D. No começo foi utilizada iluminação fluorescente para a iluminação de trabalho, mas logo foi substituída por LED. 80% são iluminados com sistemas LED devido à sua longa vida e alta eficiência.